Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Publicações

Chamada para Número Especial da Revista Child and Adolescent Social Work

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor

Administração Pública, Chamada para artigos, Ciências Sociais

Número Especial da Revista Child and Adolescent Social Work (CASW)

Call for Papers

Prazo estendido até 1 de Junho, 2018

 

Informam-se todos os interessados que se encontra aberta uma call para artigos originais a serem publicados num número especial desta revista internacional dedicado a investigações e práticas inovadoras centradas em crianças, jovens e famílias nos países CPLP (Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tome e Príncipe e Timor-Leste).

A call é dirigida a investigadores, especialistas, líderes e pessoal técnico de organizações nãogovernamentais, que desenvolvam o seu trabalho e/ou investigação com crianças, jovens e famílias em países da CPLP.

Os textos a enviar devem ser originais, em versão integral (e não apenas em versão resumo ou abstract), redigidos em língua inglesa, e estar relacionados com a descrição e a análise de programas e projetos de intervenção vocacionados para o bem-estar e o empoderamento de crianças, jovens e famílias mais vulneráveis, assim como para a promoção de estratégias de alocação de recursos junto das famílias e/ou que adotem os resultado de pesquisa empírica para melhorar as práticas e as políticas nesta área.

As áreas de intervenção consideradas são abrangentes e incluem a proteção e o bem-estar das crianças e jovens, a educação da infância e a educação escolar, o género, a sexualidade e a espiritualidade.

Este número especial é coordenado pela seguinte comissão editorial:

  1. Mary Elizabeth Rauktis, Ph.D. Universidade de Pittsburgh, School of Social Work, Child Welfare Education and Research Programs;
  2. Maria Irene Carvalho, PhD. Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Centro de Administração e Políticas Públicas;
  3. Carla Pinto, PhD. Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Centro de Administração e Políticas Públicas;
  4. Fernando Humberto Serra, PhD. Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Centro de Administração e Políticas Públicas.


As submissões para este número especial devem incluir-se numa das seguintes categorias:

- Estudos com resultados empírico desenvolvidos no âmbito do Serviço Social e levados a cabo no contexto dos países de língua oficial portuguesa (CPLP). Serão admitidos para apreciação artigos relativos a estudos que adotem diferentes designs metodológicos, diversos modelos teóricos ou enquadramentos conceptuais provenientes das ciências comportamentais, ou mesmo aqueles que não adotem uma clara abordagem teórica, ou a submissão de trabalhos empíricos que avaliem os impactos das políticas sociais.

- Artigos relativos ao desenvolvimento e validação de instrumentos de mensuração da intervenção social, e que se revelem pertinentes para efeitos de análise e avaliação da prática e da pesquisa em Serviço Social, nos países de língua portuguesa.

- Revisões sistemáticas de literatura ou meta-análises de estudos relativos a diferentes abordagens e metodologias de intervenção psicossocial (ex. O Triple P – Positive Parenting Program, ou todos aqueles vocacionados para ajudar os clientes a lidar com depressões e traumas). Estas revisões deverão centrar-se prioritariamente em artigos publicados com base em investigações desenvolvidas em países de língua oficial portuguesa.

Para este número especial da revista, os textos de teor meramente filosófico ou ensaístico não serão aceites. Todos os artigos deverão apresentar uma clara relação com as práticas do Serviço Social e/ou das políticas sociais.

O processo de submissão

Antes de serem submetidos os textos deverão ser criteriosamente revistos por alguém fluente em língua inglesa. A revista não disponibilizará este tipo de serviços de edição. A revista não impõe qualquer limite de páginas. As submissões deverão adotar estritamente o modelo de
referenciação APA (ver http://www.apastyle.org/learn/tutorials/basics-tutorial.aspx).

Informação relativa à submissão

O artigo deverá ser submetido através do endereço eletrónico desta revista (vide infra), em versão MicroSoft Word, formatado em estilo APA, e revisto segundo os referenciais próprios deste jornal (cf. APA's Journal Article Reporting Standards) até ao dia 1 de Junho de 2018.

Envie o artigo para:

Fernando Serra, fserra@iscsp.ulisboa.pt
Mary Rauktis, Mar104@pitt.edu

O processo de edição

Os autores dos artigos originais rececionados serão informados sobre a decisão de aceitação ou não aceitação para avaliação até dia 1 de junho de 2018. Cada um dos textos aceites será avaliado por um revisor português e por um norte-americano. As sugestões para revisão serão solicitadas aos autores até dia 1 de Agosto de 2018, prevendo-se que a versão final do original, devidamente revista, possa ser submetida a até dia 30 de setembro de 2018. No caso de os autores não poderem cumprir os prazos acima definidos, solicita-se o favor de não os submeterem.

 

Chamada em português

Chamada em inglês

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas