Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Chamada LIINC em Revista: Metrias críticas

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Argentina, Brasil, Portugal

Altmetria, Chamada para artigos, Ciências da Informação e Documentação

O periódico Liinc em Revista está recebendo contribuições até o dia 30 de abril de 2024 para o dossiê Metrias críticas: representatividade, acesso e democratização dos dados.

Este dossiê da Liinc em Revista convida pesquisadores da Ciência da Informação e áreas afins a apresentarem resultados de pesquisa teórica e aplicada sobre os tópicos a seguir:

• Metrias Críticas da Informação;
  • Estudos Métricos e Invisibilidade Acadêmica;
  • Altmetrias e Democratização de Indicadores;
  • Cibermetrias e Tecnolopolítica em Ambiente Digital;
  • Cientometria, Verdade Científica e Negacionismo;
  • Webometria, Folksonomia e Comunidades;
  • Data Science e Ativismo Digital;
  • Metrias Críticas da Informação;
  • Métricas Responsáveis e Invisibilidade Acadêmica;
  • Altmetrias e Democratização de Indicadores;
  • Cibermetrias e Tecnolopolítica em Ambiente Digital;
  • Cientometria, Verdade Científica e Negacionismo;
  • Webometria, Folksonomia e Comunidades;
  • Data Science e Ativismo Digital;
  • Semantometria (Semantometrics) e Multilinguismo;
  • Indicadores de Diversidade, Equidade e Inclusão na Ciência.

Coordenadores:

• Dr. Fabio Gouveia (Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do acordo de cooperação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGCI IBICT UFRJ)

• Dr. Ronaldo Ferreira Araújo (Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas – PPGCI UFAL e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais – PPGGOC UFMG. Pesquisador Visitante no Centre for Science and Technology Studies – CWTS, Leiden University, Netherlands

Os interessados em enviar seus trabalhos para o dossiê devem seguir as diretrizes para autores disponíveis aqui. As submissões devem ser realizadas através da plataforma OJS do periódico.

Liinc em Revista é uma publicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), editada por seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, desenvolvido em associação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).