e-cadernos CES: "Genealogias monstruosas: reivindicando vidas e corporeidades queer "
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Organização: Pablo Pérez Navarro, Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos, Joana Brilhante, Mara Pieri, Pedro Fidalgo
NOVO PRAZO para envio de artigos: 15 de janeiro 2024
Palavras-chave: abjeção; biopolítica; corpo; estudos LGBTQIA+; memória.
O número temático pretende abraçar a monstruosidade no que ela oferece relativamente à desconstrução de binarismos e à celebração das diferenças corporais. Assim, o nosso objetivo é rastrear, lembrar e reivindicar monstros através de uma perspetiva queer. Queremos explorar os monstros como uma possível figura teórica para escapar das celebrações tradicionais da humanidade e abraçar as possibilidades oferecidas por contribuições interdisciplinares que cruzem fronteiras entre diferentes campos do conhecimento, incluindo – mas não se limitando a – os estudos queer, estudos crip e/ou sobre a deficiência, estudos sobre gordura, estudos gays e lésbicos, estudos trans, estudos sobre envelhecimento e memória, estudos decoloniais e pós-coloniais, e estudos sobre biopolítica/necropolítica, entre outros.
Com esse objetivo, este convite à apresentação de artigos visa explorar tópicos como:
-
Corporificações monstruosas
-
Dissidência relacional, sexual e de género
-
Envelhecimento LGBTQIA+
-
Vidas trans e identidades não binárias
-
Corpos intersexo
-
Pessoas refugiadas e solicitantes de asilo LGBTQIA+
-
Sexualidade e deficiência
-
Trabalho sexual e abjeção social
-
Estigma, contágio, sorologia: corpos (inter)pandémicos
-
Práticas reprodutivas queer
-
Direitos (des)humanos críticos
-
Geografias queer
A organização deste número é apoiada pelos projetos TRACE, REMEMBER e TRIALOGUES, desenvolvidos no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Mais informações: https://journals.openedition.org/eces/7995
A e-cadernos CES é uma publicação online, com acesso livre, que se baseia num sistema de avaliação por pares e é editada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Integra atualmente as seguintes bases de indexação: CAPES, DOAJ, EBSCO, ERIH Plus e Latindex. Para mais informações sobre a publicação consulte: https://journals.openedition.org/eces.
Todos os textos devem ser originais e submetidos na sua versão completa, em língua portuguesa, inglesa, francesa ou castelhana. Podem ter até 60 mil caracteres no máximo (com espaços), incluindo notas e referências bibliográficas. Para a secção final @cetera, podem ser apresentados outros textos (até 35 mil caracteres), entrevistas e debates (até 25 mil caracteres) ou recensões críticas inéditas (máximo 5 mil caracteres).
As normas detalhadas para submissão dos textos estão disponíveis em https://journals.openedition.org/eces/804. As mensagens devem ser enviadas para e-cadernos@ces.uc.pt e indicar explicitamente que se referem ao número temático em questão.
Todos os contributos estarão sujeitos a um processo de arbitragem científica.


