Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
Publicações

Percursos/Decursos, Discursos e Recursos sobre o Português de/em Angola

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola

Chamada para livros, História, Língua, Linguística

Encontra-se aberta a chamada de artigos para edição e publicação de uma obra  que contemple vários enfoques de análise linguística sobre a língua portuguesa falada, escrita e ensinada em Angola: Percursos/Decursos, Discursos e Recursos sobre o Português de/em Angola

As propostas de artigos/trabalhos devem estar enquadrados nos seguintes eixos temáticos:

1. Estudos sobre Linguística Histórica e História da Língua

Neste tema, aceitam-se trabalhos teóricos sobre enfoques e modelos de estudo histórico de uma língua, incidindo a análise na produção linguística existente sobre a língua portuguesa em Angola (procurando-se enfatizar os factores linguísticos e extralinguísticos determinantes). Aceitam-se, igualmente, propostas de periodização da língua portuguesa em Angola.

2. Estudos sobre História não Estrutural (Política e Cultural) da Língua Portuguesa em Angola

Neste tema, aceitam-se trabalhos inovadores sobre história das políticas linguísticas relativas ao português em Angola e sobre contactos e coabitação do português com as línguas africanas em Angola.

3. Estudos sobre História Estrutural da Língua Portuguesa em Angola

Considerando a importância de se produzirem estudos sobre os vários estádios de evolução estrutural da língua portuguesa em Angola no sentido de se poder opor arcaísmos funcionais a inovações correntes no sistema, os trabalhos deverão incidir sobre descrições gramaticais diacrónicas (múltiplas sincronias) e anacrónicas em torno da língua portuguesa em Angola. Pretende-se, aqui, uma abordagem centrada em aspectos evolutivos das estruturas gramaticais/linguísticas do português de/em Angola (como por exemplo, a evolução de estruturas fonético-fonológicas, morfossintácticas e lexicais típicas da variedade em questão).

4. Estudos sobre Historiografia Linguística e Gramatical da Língua Portuguesa em Angola

Aceitam-se trabalhos sobre i) procedimentos (teoria linguística e gramatical, natureza de variáveis, tradições gramaticais) adoptados, desde o século XX, para a descrição do português de Angola; ii) o corpo de obras gramaticais tidas como referência no sistema de educação e de ensino; iii) os corpora que servem/têm servido de base empírica do estudo sobre o português em Angola; iv) a bibliografia sobre o português em Angola e v) sobre projectos de investigação e instituições que se dedicam a estudos do português em Angola. Aceitam-se, igualmente, estudos ligados à linguística aplicada que descrevam os principais modelos pedagógicos adoptados para o ensino do português em Angola. Trata-se, portanto, de trabalhos que focalizem uma perspectiva dos estudos críticos sobre o português em Angola.

5. Estudos sobre Geografias Contemporâneas da Língua Portuguesa em Angola

No presente tema, devem ser apresentados trabalhos de descrição gramatical do português contemporâneo falado e escrito em Angola nos domínios fonético-fonológico, morfossintáctico, lexical e semântico-pragmático. Também serão aceites trabalhos que tratem de questões geo-estratégicas do português em Angola, como, por exemplo, a sua actual geografia (grau de expressão e expansão), estatuto(s), relevância/importância social, valor económico, etc.

O presente projecto é uma iniciativa de dois docentes e investigadores angolanos: Afonso  João Miguel, Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda,  e David Suelela, Membro Investigador do Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora.

As informações sobre prazos, critérios e normas de formatação estão disponíveis nos documentos em anexo.

Afonso Miguel:  manafonso@hotmail.com

David Suelela: davidsuelela@yahoo.com.br

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas