Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
Publicações

Chamada de trabalhos para Revista Contexto 2021

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Letras, Literatura, Tradução

Número 39 – 2021/1   –   Número 40 – 2021/2

A Revista Contexto (ISSN 1519-0544), publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras, com área de concentração em Estudos Literários, da Universidade Federal do Espírito Santo, classificada como B-1 no Qualis Periódicos da Capes, está recebendo textos para os números 39 e 40 referentes, respectivamente, aos períodos de janeiro a junho de 2021 e julho a dezembro de 2021.

A seção Dossiê do número 39 (2021/1) receberá artigos sobre COGNIÇÃO INCORPORADA E LITERATURA. Os trabalhos deverão tratar das interseções entre os conceitos de cognição incorporada (embodied cognition) e literatura. As relações entre o conceito de cognição incorporada e literatura vem, desde as publicações de Metaphors We Live by ([Metáforas pelas quais vivemos] 1980) e Philosophy in the Flesh ([Filosofia em carne viva] 1999), de Georges Lakoff e Mark Johnson, ganhando espaço e revolucionando o cenário internacional do campo interdisciplinar conhecido como estudos cognitivos. Segundo esses autores, toda a cognição, humana ou animal, é construída desde a perspectiva corporal e isso inclui as metáforas conceituais que usamos para construir nosso raciocínio. Há, em inglês, várias obras de caráter coletivo, com múltiplos artigos e autora(e)s, que exploram as relações entre estudos cognitivos e literatura, por exemplo, os The Oxford Handbook of Cognitive Literary Studies (2015), editado por Lisa Zunshine, o Cognitive Literary Studies: Current Themes and New Directions (2012), editado por Isabel Jaén e Julien Jacques Simon, e o Theory of Mind and Literature (2011), editado por Howard Mancing, Paula Leverage, Jennifer Marston, e Richard Schweickert. Este número da Contexto pretende fazer com que discussões atuais sobre o campo de estudos cognitivos, com o foco sugerido em cognição incorporada, e literatura sejam mais acessíveis a pesquisadora(e)s brasileira(o)s. Alguns exemplos de temas que serão bem-vindos, dentro do grande escopo dos estudos cognitivos e que se aproximam do tópico “cognição incorporada e literatura” incluem, mas não se limitam a: Neurociência cognitiva e a literatura; Linguagem literária, significado e o processo cognitivo; Poéticas cognitivas e de interpretação; Teoria da mente; Mistura conceitual e criatividade literária; Estética literária empírica; Perspectivas cognitivas à cultura literária; Pensando e sentindo na narrativa literária; Perspectivas cognitivas sobre a literatura para crianças e jovens; Texto teatral, cognição e linguagem corporal.

A seção Dossiê do número 40 (2021/2) receberá artigos sobre LITERATURA E TRADUÇÃO. Dessa maneira, a revista Contexto tem como propósito dar ampla visibilidade aos resultados de investigações científicas que discutam questões de literatura em interface com a tradução, ancoradas nos estudos de Antonie Berman, Itamar Even-Zohar, Lawrence Venuti, Gideon Toury, Haroldo de Campos, Rosemary Arrojo, Henri Meschonnic, Julio Plaza, entre outros, que propiciem o debate nas relações entre a Literatura e a Linguística, as Artes e outras áreas afins.

Serão aceitos trabalhos redigidos em espanhol, francês, inglês, italiano ou português; a(o)s autora(e)s poderão submeter um (1) artigo a cada dois anos. Só serão acatados artigos inéditos, com autoria e/ou coautoria de professora(e)s e pesquisadora(e)s doutora(e)s (ou seja, graduanda[o]s, graduada[o]s, especialistas, mestranda[o]s, mestra[e]s ou doutoranda[o]s podem submeter seu trabalho, desde que haja ao menos um[a] coautor[a] doutor[a]), que sejam aprovados pela(o)s pareceristas e que estejam de acordo com as Normas Editoriais.

CRONOGRAMA PREVISTO DE PUBLICAÇÃO

Prazo para submissão de trabalhos para o n. 39

De 15 de janeiro de 2020 a 31 de maio de 2020

Envio dos artigos do n. 39 aos pareceristas

10 de junho

Emissão de parecer

De 10 de junho a 30 de agosto

Envio dos pareceres aos articulistas

10 de setembro

Revisão dos artigos pelos articulistas

De 10 de setembro a 10 de outubro

Publicação do número 39

Julho de 2021

 

Prazo para submissão de trabalhos para o n. 40

De 15 de janeiro de 2020 a 31 de maio de 2020

Envio dos artigos do n. 40 aos pareceristas

10 de junho

Emissão de parecer

De 10 de junho a 30 de agosto

Envio dos pareceres aos articulistas

10 de setembro

Revisão dos artigos pelos articulistas

De 10 de setembro a 10 de outubro

Publicação do número 40

Dezembro de 2021

 

Editores do número 39:

Felipe Fiúza (East Tennessee State University)

Paulo Dutra (University of New Mexico)

Sérgio da Fonseca Amaral (Universidade Federal do Espírito Santo)

 

Editora(e)s do número 40:

Arlene Batista da Silva  (Universidade Federal do Espírito Santo)

Eduardo Luís Araújo de Oliveira Batista (Universidade Federal do Espírito Santo)

Neiva de Aquino Albres (Universidade Federal de Santa Catarina)

 

Editora-gerente do Periódico:

Rafaela Scardino (Universidade Federal do Espírito Santo)

 

Mais informações na página da Revista Contexto.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas