Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Publicações

Chamada da Revista Amerika n.º 24: Beleza da América, de suas identidades, dos seus territórios

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Artes visuais, Chamada para trabalhos, Estudos Latino-Americanos

Chamada para publicação | Revista Amerika n°24

Data limite de envio dos resumos: 1° de fevereiro de 2022
Data limite de envio dos artigos: 1° de maio de 2022
Publicação: fim de junho de 2022

A revista Amerika, uma publicação semestral do Laboratoire Interdisciplinaire de Recherche Sur Les Amériques (LIRA), membro do ERIMIT (Équipe de Recherches Interlangues : Mémoires, Identités, Territoires, EA 4327), está com chamada aberta para seu número 24, subordinado ao tema:

«Beleza da América, de suas identidades, dos seus territórios. Representações nas artes visuais (Séculos XIX – XXI)»

O próximo número da revista Amerika pretende interrogar o conceito de beleza, relacionando-o com as Américas.

Eixos temáticos

  1. A beleza da América, uma fonte de maravilha, fascínio e criação artística sublime desde o século XIX.
    Como os artistas veem a beleza das paisagens, territórios e povos americanos? Como eles expressam sua admiração? O que suas obras nos dizem sobre a América e seus esplendores?
  2. A beleza que nos aproxima da harmonia, da virtude, do bem, e até mesmo do divino, nas Américas.
    A beleza pode nos elevar? Por que a beleza fala conosco e nos fascina? É uma fonte do bem? Como isso se expressa nas artes visuais das Américas, desde o século XIX até os dias atuais?
  3. A beleza da América e o período contemporâneo.
    Podemos pensar que o atual período de desencanto significa que o tempo da beleza acabou? A admiração e o fascínio pela beleza dos povos e territórios das Américas estão deslocados na atormentada era contemporânea em que vivemos? A beleza ainda é reivindicada por artistas americanos ou por aqueles que trabalham com temas americanos?
  4. Beleza e sofrimento dos povos americanos. A beleza que transcende o feio, a arte que testemunha o horror.
    Uma obra que expressa um trauma pode ser considerada bela e como a expressão artística de uma experiência difícil pode nos ajudar a suportá-la e superá-la melhor? Pode o belo transcender o feio e fazer com que o negativo se torne uma fonte de criação artística positiva, tornando-se um lugar de reconstrução e renascimento?

Qualquer outra questão correspondente ao assunto pode ser considerada. Queremos dedicar este número mais particularmente às artes plásticas (desenho, pintura, escultura, modelagem, arquitetura, gravura, muralismo...), mas a fotografia e o cinema não ficarão excluídos.

Os resumos devem ser enviados para lucile.magnin@univ-smb.fr e para amerika@openedition.org antes do dia 1° de fevereiro de 2022.

As propostas de artigos devem conter no máximo 1000 caracteres. Eles podem ser escritos em espanhol, francês, inglês, português. As normas para a apresentação de artigos podem ser encontradas em nossa revista Amerika, seção “Instruções para autores”: https://journals.openedition.org/amerika/749 .

Também aceitamos contribuições para as seções Mesclas, Opinião/ Várias, Entrevistas e Relatórios.

Os artigos podem ser redigidos em um ou mais dos seguintes idiomas: espanhol, francês, inglês, português. Eles podem conter no máximo 40.000 caracteres (bibliografia e notas de rodapé incluídas). Podem vir acompanhados de ilustrações, desde que detenham os direitos de transmissão do autor. Enviar para: amerika@openedition.org

Mais informações no site da revista Amerika.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas