Domingo, 07 de Março de 2021
Publicações

Chamada de "Il Tolomeo - Revista de estudos pós-coloniais", edição n.° 23

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Itália

Chamada para artigos, Estudos Pós-Coloniais, Literatura

Il Tolomeo - revista de estudos pós-coloniais convida todos os estudiosos interessados a enviar as suas propostas para a próxima edição de 2021 (n.º 23). A edição compor-se-á de uma secção generalista de tema livre e uma secção temática dedicada às abordagens pós-coloniais à literatura de género [letterature di genere/postcolonial genre fiction/les genres populaires dans les littératures postcoloniales].

A literatura de género, que tradicionalmente indica os setores ‘populares’ do sistema literário, está a obter cada vez mais dignidade crítica, quer devido a um aumento real do interesse pelas suas especificidades formais e editoriais, quer porque as barreiras entre mainstream, literatura ‘elevada’ e literatura ‘de género’ (de definição variada) se tornaram em muitos casos fracas e dificilmente sustentáveis. No campo pós-colonial, não faltam estudos dedicados à ficção científica, à fantasia ou à literatura policial; alguns exemplos recentes neste sentido são: Postcolonial Science Fiction and the Ethics of Empire de Bill Ashcroft; DaliAf: Dictionnaire des auteurs des littératures de l'imaginaire en Amérique française de Claude Janelle; ou Cherchez les Femmes: estudos de literatura policial, organizado por Maria de Lurdes Sampaio e Gonçalo Vilas-Boas. Nestes estudos, as especificidades de cada género entrelaçam-se com os vários significados de ‘pós-colonial’ e/ou com os diferentes contextos (culturais e linguísticos) de referência, nos quais, aliás, o estatuto, a circulação ou o reconhecimento crítico das várias ‘literaturas de género’ podem variar consideravelmente.

O objectivo desta edição monográfica da revista Il Tolomeo é contribuir para o avanço da reflexão sobre as literaturas de género pós-coloniais como um todo. Pretende-se destacar tendências críticas, formais e editoriais (comuns ou divergentes) entre os diferentes contextos das literaturas pós-coloniais – anglófona, francófona, lusófona – ou entre os vários géneros ‘populares’, tais como a ficção científica, a ficção distópica, o romance policial, a literatura narrativa gótica e de terror, e a literatura de fantasia.

As possíveis abordagens incluem:

  • Definições críticas das especificidades da literatura de género pós-colonial (ou de um determinado subgénero)

  • Análise de obras ou de autores pós-coloniais que podem ser colocados dentro da literatura de género, ou que utilizam/se apropriam de dispositivos estilísticos e convenções específicos da literatura de género

  • Reescritas pós-coloniais de textos canónicos da literatura de género

  • Transmediações cinematográficas ou televisivas de obras de literatura de género pós-colonial

  • Revisitação de conceitos fundamentais das várias tradições (ciência, tecnologia, terror, crime) através de um olhar pós-colonial

  • Revisitação de conceitos centrais dos estudos pós-coloniais através da perspetiva da literatura de género

  • Análise do sistema literário e editorial com referência à literatura de género pós-colonial

  • Estudos da receção da literatura de género em contextos pós-coloniais

  • Reflexões sobre as funções éticas, estéticas e narratológicas de tropos, dispositivos estilísticos e convenções da literatura de género (no contexto) pós-colonial.

Serão especialmente apreciados estudos com uma abordagem histórica e comparativa, que coloquem as obras nos seus contextos literários e culturais de referência, ou que reflitam criticamente sobre a categoria de literatura de género no contexto pós-colonial.

Il Tolomeo aceita submissões nas seguintes categorias:

  • artigos (5 000-6 000 palavras, 30 000-35 000 carateres, incluindo espaços)

  • resenhas (1 500-2 000 palavras, 9 000-15 000 carateres, incluindo espaços)

  • entrevistas (1 500-2 000 palavras, 9 000-15 000 carateres, incluindo espaços)

  • obras inéditas.

 

Para artigos:

Convidamos todos os interessados em submeter um artigo a enviar um resumo (em inglês, máximo 1 000 carateres, incluindo espaços) para tolomeo.redazione@unive.it até 1 de março de 2021. O prazo seguinte, para a apresentação dos artigos completos, é 15 de JUNHO de 2021. Anexar, para além do resumo, uma nota bio-bibliográfica (em inglês, máximo 1 000 carateres, incluindo espaços) e 5 palavras-chave (em inglês). Indicar também se o artigo se destina à secção generalista ou à seção temática.

Para todas as outras propostas:

O prazo para a apresentação é 30 de junho de 2021. É favor anexar também uma nota bio-bibliográfica.

As propostas devem obedecer às normas de redação e bibliográficas da revista, que podem ser consultadas na página web de Il Tolomeo. Aceitamos propostas em inglês, francês, português e italiano. Para mais informações, escrever para tolomeo.redazione@unive.it ou consultar o site da revista: https://edizionicafoscari.unive.it/it/edizioni4/riviste/il-tolomeo/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas