Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Publicações

Chamada de capitulos para o livro "Múltiplos olhares para a História Ancestral da América Latina"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Chile

Chamada para livros, Estudos Latino-Americanos, História

O Selo História da América Latina, um projeto editorial da Revista Nordestina de História do Brasil em parceria com a Cátedra Fernão de Magalhaes do Instituto Camões (IC, Portugal), sediado no Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha (UPLA, Chile), está com chamada aberta de capítulos para o livro Múltiplos olhares para a História Ancestral da América Latina. O prazo máximo para envio de propostas é dia 1 de julho de 2021.

Apresentação da proposta:

O território hoje conhecido como América Latina, do norte do México ao sul do Chile, foi ocupado por grupos humanos em diversos momentos, com suas múltiplas culturas, formas de pensar e agir. Essas formas de ocupação deixaram vestígios que podem ser investigados e apresentam resultados dessa presença mais ancestral. Temos como certo que ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas na História Ancestral desse espaço, hoje chamado de América Latina, demonstrando que a presença de corpos humanos foi mais densa, longa e criativa do que muito se supõe. Por isso, temos o interesse de ampliar os olhares sobre um período muito anterior do que a conquista territorial feita pelos povos europeus que aportaram por aqui no século XV. Novos olhares a partir de pesquisas, especialmente, na área de arqueologia, podem contribuir com essa ampliação.

Organizadores:

Prof. Dr. Leonel Cabrera, Universidad de la República Uruguay, Uruguai.

Profesor Titular del Curso de Prehistoria y Etnohistoria de la Cuenca del Plata; Profesor Permanente del Programa de Pós-Graduación en Antropología, Universidad de la República, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Montevideo, Uruguay. Doctor en Arqueología por la Universidad de Zaragoza y Pós-Doctorado en Arte Rupestre por la Universidad de Alcalá de Henares, España. 

Prof. Dr. Michel Justamand, Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Professor Associado II do Curso de História da Arte, da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Guarulhos; Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA, da UFAM, em Manaus; Doutor em Ciências Sociais/Antropologia pela PUC/SP e Pós-Doutor em Arqueologia Pré-Histórica pela UNICAMP.

Orientações gerais sobre a publicação:

Os livros publicados pelo selo História da América Latina estão adequados às normas de avaliação do Qualis Livro. Nossos organizadores são referências no campo de concentração do livro e vinculados a programas de Pós-Graduação, reforçando ainda mais a importância desta coletânea. Considerando todo o processo de produção gráfica do livro, registro e catalogação na Câmara Brasileiro do Livro (CBL), distribuição dos exemplares e material de divulgação do lançamento, os autores terão que fazer um investimento de R$ 200,00 (duzentos reais), onde receberão dois (2) exemplares via Correios (frete grátis) ou no dia do lançamento.

Envio de originais e Normas de publicação

Acesse o site para mais informações: https://selo.historiadaamericalatina.com.br/chamada-de-capitulos/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas