Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Publicações

Chamada de artigos - revista Texto Poético: Crítica de poesia hoje

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Texto Poético está com chamada aberta para submissão de trabalhos interessados em compor o número 37 da revista, o qual contará com o dossiê Crítica de poesia hoje. Também serão bem vindos artigos para a seção Vária, de temática livre dentro dos estudos de poesia.

Crítica de poesia hoje

Para a crítica de poesia hoje, entre temas e abordagens poéticas várias, qual a pauta? As transformações pelas quais a poesia passa parecem sustentar-lhe um possível estatuto, gerando formas de crítica na contemporaneidade. Tais exercícios, feitos de perguntas abertas, instauram fronteiras instáveis entre poesia e crítica, esbarrando-se no indeterminado. Há também o fazer a crítica de poetas e poesias apreendendo a tensão do seu tempo, crise em diferentes tempos, a significar estofo para o poema e para a relação com o presente histórico. Como não retornar às vanguardas e dialogar com as ruínas, os resíduos, os restos, não mais inscritos na linearidade dos tempos, mas potencializados nos produtos poéticos e na gestualidade da crítica? Como a poesia hoje recompõe e recria o passado em suas dimensões de linguagem e de real, e aponta para a crítica? Como a crítica situa, em dimensão histórica, o que surge na poesia hoje ao captar vozes poéticas e inscrições do tempo nesta escrita? Como a crítica investe em práticas poéticas que incisivamente implicam pluralidades de tendências? E como tensiona valores estéticos, éticos, filosóficos? Mediante tais questões, até que ponto se reiventa o papel do crítico de poesia? Ainda, de que gesto se ocupa a crítica frente ao exercício da crítica em diferentes mídias? O dossiê deste número da Revista Texto Poético acolhe artigos e ensaios que abordem a crítica de poesia em suas diversas manifestações e perspectivas. Convida pesquisadores a problematizarem a crítica seja sob enfoque teórico-crítico, seja sob prática-crítica de poetas, poesias e poemas. Interessa refletir sobre teorias e estratégias críticas nos estudos de poesia na contemporaneidade, assim como contribuir com os estudos da poesia e de sua crítica.

Organizadoras:

Maria Aparecida Junqueira (PUC-SP)

Paola Poma (USP)

Prazo para submissão: 30/05/2022

Previsão de publicação: setembro de 2022

Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pelo site da revista, seguindo rigorosamente as normas de apresentação, e devem ter ao menos um/a doutor/a entre os seus autores. https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/about/submissions

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas