Terça-feira, 02 de Junho de 2020
Publicações

Chamada de artigos para a Revista de História (USP)

Início: Fim: Países: Brasil

História, Chamada para artigos

Grupos intermédios nos domínios portugueses, sécs. XVI-XVIII
 
Organizado por
Tiago C. P. dos Reis Miranda (CHAM/ FCSH-NOVA e UAç)
Bruno Feitler (Unifesp/ CNPq)

 
A Revista de História da Universidade de São Paulo convida autores para apresentação de artigos destinados a dossiê sobre grupos intermédios nos séculos XVI a XVIII.
 
Durante esses séculos os grupos intermédios esforçaram-se por afirmar-se no universo rural e ajudaram a dar consistência aos núcleos urbanos do mundo português, correspondendo a uma acrescida demanda por serviços especializados e assegurando o alargamento das funções de representação da Coroa e das atividades da Igreja. Muito embora quase inexistentes em termos jurídicos ou normativos, esses grupos eram, de fato, reconhecidos como uma espessa e vibrante camada «mediana», assinalada em testemunhos nacionais e estrangeiros. Procura-se agora melhor distinguir as suas especificidades, seus mecanismos de constituição e o seu efetivo protagonismo na dinâmica social.
 
Tanto se espera reunir neste dossiê análises sobre campos de atividade muito específicos, com recortes geográficos e cronológicos relativamente restritos, como abordagens mais abrangentes, que possam ensaiar, inclusive, comparações com outros espaços europeus ou ibero-americanos. Contaremos com a participação de estudiosos convidados com provas já dadas na reflexão sobre o tema, mas aguarda-se e incentiva-se a partir desta convocatória a contribuição adicional de outros pesquisadores.
 
O processo de seleção levará especialmente em linha de conta a originalidade dos enfoques e a diversidade das filiações institucionais.
 
Propostas com um máximo de 500 palavras devem ser endereçadas até ao dia 15 de outubro a treismiranda@gmail.com e brunofeitler@gmail.com. Solicita-se também o envio de pequenas notícias biográficas dos proponentes (entre 100 e 200 palavras). Caso sejam aceitos, os textos finais dos artigos, elaborados de acordo com as normas da Revista de História, devem ser remetidos aos coordenadores do dossiê até 15 de abril, para posterior avaliação científica externa.
 
A publicação ocorrerá em 2015.
 
Fundada em 1950, pelo professor Eurípedes Simões de Paula, a Revista de História (RH) é um dos mais antigos periódicos acadêmicos do Brasil especializado nessa disciplina.
 
Publicada pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DH/FFLCH/USP), sua missão é divulgar artigos em português e espanhol, originais inéditos ou traduzidos, resenhas e edições críticas de fontes na área de História e afins.
 
Seu principal objetivo é contribuir para o debate acadêmico nessa área e nas Ciências Humanas em geral, além de servir como meio de divulgação da produção acadêmica a um público mais amplo.
 
Revista de História ― USP
c.alberto: Interior do prédio da Geografia e História; licença CC BY-NC-SA 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas