Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Publicações

Chamada de artigos para o terceiro número da revista Dobra

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Literatura

Encontra-se aberta, até dia 15 de Fevereiro de 2019, a chamada para o envio de resumos e propostas de publicação para o terceiro número da revista Dobra.  

“A postulação de que não se pensa sem artes está implícita quer na filosofia, quer na literatura, quer nas artes, quer na elementar consciência de que o viver humano não se limita à espontaneidade, nem ao cálculo".

A presente chamada de trabalhos – nas áreas de interesse pluralista da Dobra – pretende reunir um conjunto de projectos e de intervenções – textuais, artísticas e de design – que, de perspectivas diferentes, incidam sobre essa postulação, a exponham, ampliem, esclareçam, ou que simplesmente dela partam.


Sob o tema, “​útil, inútil” este número propõe-se publicar reflexões que surjam da insatisfação com o modo como a relação entre útil e inútil é capitalizada por práticas sedentárias traduzidas em mobilização que visa converter as “formas” de vida à tecnociência.
 
Na Universidade e fora dela, numa apoteótica simbiose, tudo o que não conta para alguma coisa parece dever ser menorizado ou excluído – “Como um cão tolerado pela gerência” (“Tabacaria”, Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos). Parece … ou seja, há um céu sem estrelas que se apresenta acima de cada um e se faz interiorizar como destino, céu de chumbo de que participam certos usos de “útil” e “inútil”. Mas dele outros se distanciam. Um exemplo:
 
[…]                    
Talvez me encontres
talvez possa fazer qualquer coisa por ti
qualquer coisa simples
quase inútil
quase ridícula
          oferecer-te uma sílaba
          um conselho
          um cigarro

(Alexandre O’Neill, “Uma vida de cão”)


Enviar para: geral@revistadobra.pt

Mais informações no site da revista Dobra.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas