Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Chamada de artigos para Dossiê: Direitos Humanos, Movimentos Feministas e Religião

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Direitos Humanos, Estudos Feministas, Género, Mulheres, Religião

Chamada de artigos para Dossiê

Direitos Humanos, Movimentos Feministas e Religião: Avanços sociais e jurídicos dos direitos das mulheres

Nas sociedades contemporâneas, uma das conquistas mais importantes tem sido as ações voltadas para desestruturar as identidades femininas patriarcais dominantes. E, esse mérito se deve aos movimentos feministas. Salutar é trazer à memória o fato de que os feminismos não se apresentam como uma ideologia estritamente nova, uma vez que temas envolvendo as mulheres são recorrentes na história da humanidade. Os movimentos feministas têm logrado viabilizar importantes câmbios sociais não somente para as mulheres, mas também para o público LGBTQ+ e, por conseguinte, pode-se afirmar que tais movimentos são os responsáveis pelos maiores ganhos das mulheres na história da humanidade, pois se forjam em espaços que agrupam mulheres, e possibilitam a elas pensar, refletir, analisar e compreender a sociedade, a fim de se projetar um futuro mais igualitário, bem como têm contribuído pontualmente para um rol de direitos juridicamente garantidos dentro do Estado. Ainda, nesse debate envolvendo movimentos feministas, pode-se trazer à pauta questões religiosas que são importantes na formação identitária e que, por vezes corroboram para a emancipação das mulheres - como as reflexões da Teologia Feminista -, ou são um marco de resistência para direito das mulheres – a exemplo de teologias fundamentalistas e da ação de Bancadas Religiosas do Congresso Nacional que impedem avanços jurídicos às mulheres. Diante do exposto, o Dossiê busca a ampliação do debate envolvendo temas que abordam direito, gênero e religião no contexto dos movimentos feministas, promovendo reflexões críticas e interdisciplinares. Submissões até 30/04/21.

Para mais informações e submissão: http://periodicos.est.edu.br/index.php/genero