Domingo, 28 de Abril de 2024
Publicações

Chamada de artigos: "Fronteiras e Pertencimentos"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Migrações

Derek Pardue e Fabio Santos lançam esta chamada de artigos para um dossiê, dentro da revista Travessia, no qual apresentaremos estudos acadêmicos sobre migração e mobilidade relacionados a fronteiras e pertencimentos. Encorajamos acadêmicos do Sul Global, envolvidos com novos materiais e experiências intersubjetivas relacionadas a estas questões, a submeterem seus trabalhos.

É evidente que “fronteiras” e “pertencimentos” raramente são categorias simples de documentação formal. Pertencer a algum lugar envolve práticas cotidianas que não só mudam os sentidos do eu migrante, como também afetam os lugares e comunidades com as quais os migrantes interagem. Além disso, a presença e convivência de, por exemplo, cabo-verdianos, porto-riquenhos, haitianos e dominicanos, nos estados do nordeste dos EUA, alteraram a própria noção de “negro” no paradigma da racialização dos EUA. A forma como são negociados os laços emocionais, identificações e localizações sociais está, portanto, profundamente interligada a todo tipo de fronteiras traçadas e cruzadas. Embora discursivamente naturalizadas, e cada vez mais fechadas as fronteiras em todo o mundo, talvez sejam melhor caracterizadas por sua natureza polissêmica, tendo significados distintos e consequências decisivas em termos de mobilidade e de suas condições dependendo do posicionamento de cada um dentro de nosso mundo estratificado. Este dossiê busca coletar insights críticos dos campos de estudos sobre fronteiras, migração, mobilidade e feminismo intersecional, nos quais reconhecemos a confluência interdisciplinar e global de sociologia, antropologia, geografia, história, economia, política, psicologia e outras disciplinas.

Convidamos a enviarem contribuições que abordem uma ou mais das seguintes questões específicas ou orientadas por metodologias de pesquisa:

  • Pertencimento migrante por meio da prática artística
  • Inserção do estudo de fronteiras e pertencimentos na interseção de vários eixos de estratificação como gênero, raça/etnia e cidadania
  • A criolização como um processo empírico e como lente metodológica
  • Abordagens metodológicas à investigação fronteiriça, incluindo (auto)etnografias e pesquisa ativista
  • Reflexões teóricas sobre a relação entre fronteiras e pertencimento, incluindo críticas aos paradigmas tradicionais de integração
  • Abordagens inovadoras para entrelaçar diferentes espacialidades e temporalidades

Para consideração, por favor envie título, resumo (máx. 200 palavras) e breve biografia (máx. 100 palavras) a Derek Pardue (dpardue@cas.au.dk) e Fabio Santos (fabio.santos@fu-berlin.de) até 15 de março. A decisão sobre a aceitação dos artigos será divulgada duas semanas após o prazo final de submissão. Os artigos devem ter no máximo 8000 palavras. Depois de aceitos, o prazo para a apresentação de trabalhos completos é 31 de julho de 2022. Esta edição da revista será publicada em 2023. As normas de submissão constam no site da revista: www.revistatravessia.com.br/travessia/about/submissions. Os artigos podem ser escritos em português, espanhol, inglês, francês e alemão.

Fonte: Lateinamerika-Institut (LAI) | Freie Universität Berlin

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas