Chamada de artigos dossiê temático Cultura Digital: Mediatização, Vigilância e Espaço Público, na revista Comunicação Pública
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Chamada de artigos dossiê temático “Cultura Digital: Mediatização, Vigilância e Espaço Público” na revista Comunicação Pública
A comunicação torna-se cada vez mais ubíqua, alcançando os mais ínfimos espaços e práticas da vida em sociedade, desde a esfera mais íntima à mais visível e disseminada publicamente. O acelerado – e, apesar da denominada fratura digital, presumivelmente irreversível – processo de digitalização é parte relevante deste cenário. A cultura digital conquista territórios e mentes, mas é preciso pensar além dela. Mais do que a cultura digital, interessa conhecer, analisar e refletir sobre a cultura do digital, ou seja, sobre os novos valores, visões de mundo, formas de relacionamento e processos de construção de significados promovidos direta e indiretamente pelo digital, e sobre os modos plurais como se inscrevem nas – e inscrevem as – estruturas sociais, culturais, económicas e políticas da existência e interação humanas.
Nesta dupla inscrição engendra-se um espaço de tensão entre as culturas e estruturas de liberdade, e as culturas e estruturas de vigilância, ambas escoradas num cenário atual marcado, entre outros traços definidores, pela hiperconexão, superdiversidade e centralidade dos dados na vida contemporânea e pelas problemáticas que deles decorrem, designadamente no quadro das suas expressões públicas. Que novos espaços públicos são possíveis? Como se caracterizam? Que novas oportunidades e riscos afloram? Que novos agentes neles participam? Que novas relações de força são estabelecidas?
O poder das grandes plataformas de tecnologia tem sido bastante questionado, especialmente no âmbito de debates sobre desinformação e regulamentação. Mas há muitos outros temas emergentes, como os riscos associados ao desenvolvimento da inteligência artificial, as novas formas de assimetria e desigualdade e/ou polarização e violência promovidas pela lógica de algoritmos que rege as redes sociais, o deslaçamento social e o enfraquecimento da eficácia das relações em campos como o laboral ou o educativo, entre tantos outros.
Adotando-se como ponto de partida um diálogo interdisciplinar assente na articulação de áreas tão diversas como os estudos de cultura e comunicação, a sociologia, os estudos literários, a antropologia, os estudos políticos, a economia, os estudos editoriais, entre outras, o objetivo do dossiê “Cultura Digital: Mediatização, Vigilância e Espaço Público” é promover a reflexão sobre o impacto dos novos sistemas de informação e comunicação numa sociedade marcada, por um lado, pela abundância de informação e dados, e, por outro, por uma profunda e generalizada crise de confiança, com todo o potencial de rutura e instabilidade associado a tal cenário.
Lista de subtemas possíveis:
• Hiperconexão, superdiversidade e cidadania na era das redes
• Memória digital, direito ao esquecimento e o papel dos media
• Inteligência artificial, pós-humanismo e tecnologia
• Vigilância, discriminação e algoritmos
• Nacionalismo, cosmopolitismo e globalização nos/dos media
• Nacionalismos, identidades e cidadania na era digital
• Decolonialismo, media alternativos e representação
• Media, cidadania e produção cultural
• Confiança, pós-verdade e desinformação
• Infocracia, capitalismo de vigilância, capitalismo de plataformas
• Hipercultura, cibercultura e a virtualização do real
• Convergência, disjunção e sobreposição entre o digital e o impresso
• Transmediatização, intermedialidade e transposição mediática da obra
Organização: Silvia Valencich Frota (Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa) e Nuno Medeiros (Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa)
Línguas: português; inglês; espanhol
Data-limite para a submissão de artigos: 7 de julho de 2024
Para mais informações, ver aqui.