Domingo, 21 de Abril de 2024
Publicações

Chamada de artigos dossiê temático Cultura Digital: Mediatização, Vigilância e Espaço Público, na revista Comunicação Pública

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Ciências da Comunicação

Chamada de artigos dossiê temático “Cultura Digital: Mediatização, Vigilância e Espaço Público” na revista Comunicação Pública

A comunicação torna-se cada vez mais ubíqua, alcançando os mais ínfimos espaços e práticas da vida em sociedade, desde a esfera mais íntima à mais visível e disseminada publicamente. O acelerado – e, apesar da denominada fratura digital, presumivelmente irreversível – processo de digitalização é parte relevante deste cenário. A cultura digital conquista territórios e mentes, mas é preciso pensar além dela. Mais do que a cultura digital, interessa conhecer, analisar e refletir sobre a cultura do digital, ou seja, sobre os novos valores, visões de mundo, formas de relacionamento e processos de construção de significados promovidos direta e indiretamente pelo digital, e sobre os modos plurais como se inscrevem nas – e inscrevem as – estruturas sociais, culturais, económicas e políticas da existência e interação humanas.

Nesta dupla inscrição engendra-se um espaço de tensão entre as culturas e estruturas de liberdade, e as culturas e estruturas de vigilância, ambas escoradas num cenário atual marcado, entre outros traços definidores, pela hiperconexão, superdiversidade e centralidade dos dados na vida contemporânea e pelas problemáticas que deles decorrem, designadamente no quadro das suas expressões públicas. Que novos espaços públicos são possíveis? Como se caracterizam? Que novas oportunidades e riscos afloram? Que novos agentes neles participam? Que novas relações de força são estabelecidas?

O poder das grandes plataformas de tecnologia tem sido bastante questionado, especialmente no âmbito de debates sobre desinformação e regulamentação. Mas há muitos outros temas emergentes, como os riscos associados ao desenvolvimento da inteligência artificial, as novas formas de assimetria e desigualdade e/ou polarização e violência promovidas pela lógica de algoritmos que rege as redes sociais, o deslaçamento social e o enfraquecimento da eficácia das relações em campos como o laboral ou o educativo, entre tantos outros.

Adotando-se como ponto de partida um diálogo interdisciplinar assente na articulação de áreas tão diversas como os estudos de cultura e comunicação, a sociologia, os estudos literários, a antropologia, os estudos políticos, a economia, os estudos editoriais, entre outras, o objetivo do dossiê “Cultura Digital: Mediatização, Vigilância e Espaço Público” é promover a reflexão sobre o impacto dos novos sistemas de informação e comunicação numa sociedade marcada, por um lado, pela abundância de informação e dados, e, por outro, por uma profunda e generalizada crise de confiança, com todo o potencial de rutura e instabilidade associado a tal cenário.

Lista de subtemas possíveis:

• Hiperconexão, superdiversidade e cidadania na era das redes

• Memória digital, direito ao esquecimento e o papel dos media

• Inteligência artificial, pós-humanismo e tecnologia

• Vigilância, discriminação e algoritmos

• Nacionalismo, cosmopolitismo e globalização nos/dos media

• Nacionalismos, identidades e cidadania na era digital

• Decolonialismo, media alternativos e representação

• Media, cidadania e produção cultural

• Confiança, pós-verdade e desinformação

• Infocracia, capitalismo de vigilância, capitalismo de plataformas

• Hipercultura, cibercultura e a virtualização do real

• Convergência, disjunção e sobreposição entre o digital e o impresso

• Transmediatização, intermedialidade e transposição mediática da obra

 

Organização: Silvia Valencich Frota (Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa) e Nuno Medeiros (Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa)

Línguas: português; inglês; espanhol

Data-limite para a submissão de artigos: 7 de julho de 2024

Para mais informações, ver aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas