Terça-feira, 19 de Março de 2024

Chamada de Artigos - Dossiê "Intelectuais e seus públicos"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Sociais

Chamada de artigos para o dossiê Intelectuais e seus públicos na Revista de Ciências Sociais da UFC, organizada pelos professores Dr. Maro Lara Martins (UFES) e Dr. Marco Antônio Perruso (UFRRJ). Envio de Artigos é realizado pelo site: http://periodicos.ufc.br/revcienso/

Resumo da chamada: Com este dossiê, procuramos estimular a reflexão sobre as conquistas cognitivas dos estudos sobre os intelectuais como área de pesquisa e contribuir para a sua consolidação dentro das ciências sociais. A expansão e posterior diversificação das configurações intelectuais na sociedade contemporânea demandam um mapeamento das investigações que se debruçam sobre os vários lugares institucionais e sociais nos quais são formados tipos específicos e/ou profissões intelectuais (igrejas, universidades, escolas especializadas, sindicatos, forças armadas, partidos políticos, movimentos populares, ongs), bem como sobre a atuação dos intelectuais em múltiplos espaços tais como burocracias públicas e privadas, campo acadêmico, esferas política e sindical, movimentos sociais, internet e meios de comunicação de massa, magistratura, campo artístico/literário, campo religioso.