Chamada de Artigos - Dossiê "História do Atlântico e da Diáspora Africana"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Revista de História da UEG, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), informa que está recebendo trabalhos para nossa próxima edição, nas seguintes modalidades:
1. Dossiê "História do Atlântico e da Diáspora Africana" (recebimento até 05/01/2025, publicação em abril/2025).
2. Artigos de Tema Livre, Traduções, Entrevistas, Notas e Resenhas (recebimento e publicação em Fluxo Contínuo; saiba mais).
Organizadores do Dossiê:
Kátia Vinhático Pontes (UESC)
Luciana Maria Santiago Baldoino (PPGH-UFF).
Ementa: A proposição do dossiê História do Atlântico e da Diáspora Africana procura cumprir o papel de oportunizar a publicação de novos estudos e pesquisas sobre estas duas especialidades temáticas, que são construídas em íntima ligação pela historiografia brasileira. Pensar o Atlântico em perspectiva histórica no Sul Global é, obrigatoriamente, pensar os movimentos diaspóricos que fundam as formações sociais no Brasil. Estes movimentos estão diretamente relacionados à colonização da América Portuguesa, especialmente, àquela diáspora promovida pelo tráfico transatlântico, que impôs aos africanos uma ativa participação na construção do chamado Mundo Atlântico criado pelos europeus, após 1450, e ao imperialismo, que subjugou o país em sua autonomia política. No entanto, pensar o Atlântico e a(s) Diáspora(s) não significa tolher o olhar histórico exclusivamente para o tráfico e a escravidão enquanto objetos e relações. A proposta, é, principalmente, discutir um Mundo Atlântico que exceda às traumáticas experiências vividas na travessia e no cativeiro. Os processos históricos que o formaram, enquanto espaço de contato e circulação de pessoas procedentes das três margens continentais, também possibilitaram a movimentação e as trocas de coisas, mercadorias, capitais, ideias, memórias, valores, tradições, línguas, literaturas, práticas políticas, bem como, tudo que o ser humano carrega e lhe confere a característica de quem produz economia, política e cultura socialmente. Iniciada a História Atlântica com a brutalidade do tráfico, a diáspora não se confina a este. Tanto em termos analíticos, quanto em termos cronológicos, este dossiê contempla reflexões sobre a Diáspora Africana da perspectiva do Sul Global, cujas implicações são muito mais complexas e longas do que se supõe ao associar seu termo ao encerramento fático do tráfico transatlântico de escravos. Esperamos que este dossiê sirva para reunir e organizar pesquisadores que colaboram com o entendimento do espaço Atlântico como construção sócio-histórica inescapável das experiências humanas que a Diáspora Africana suscitou.
Prazos de submissão:
Artigos de Tema Livre e outros: Fluxo Contínuo
Dossiê: 05 de janeiro/2025
Deseja enviar seu texto? Leia nossas Normas de Publicação!


