Chamada de artigos da revista Scripta Uniandrade: "Literatura e Intermidialidade"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada da Revista Scripta Uniandrade
Qualis A3
SCRIPTA UNIANDRADE v. 23, n. 3 (2026)
Eixo temático: Literatura e Intermidialidade
Submissão: até 30 de setembro de 2026
Estudos sobre Literatura e Intermidialldade. Essa linha investiga a intermidialidade para além do comparativismo, enfatizando inter-relações, contágios e atritos entre literatura e outras artes/mídias em processos cada vez mais complexos. Interessa-lhe o estudo da produção de sentido entre texto, imagem e som, valendo-se de conceitos como transposição midiática, adaptação intermidiática e tradução intersemiótica. Analisa obras constituídas por múltiplas mídias — filmes, teatro, ópera, HQs, instalações, canções — e fenômenos como ecfrase, musicalização e transposition d’art. De enfoque transdisciplinar, dialoga com Estudos Interartes, Semiótica, Estética e Comunicação, entendendo que não há formas puras: todas as mídias se interpenetram. Assim, propõe-se como espaço para pesquisas que examinem produtos culturais marcados pela colaboração entre artes e mídias.
Este terceiro número da revista Scripta Uniandrade foi oficialmente dedicado a publicações dos participantes do GT: Intermídia (CNPq) e do GT: Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídias (ANPOLL). No entanto, pesquisadores que não pertencem a esses grupos de estudo poderão também submeter artigos sobre o tema.
Os artigos serão enviados, em processo duplo cego, a pareceristas da área de Intermidialidade.
A Scripta Uniandrade, Revista da Pós-Graduação em Letras (ISSN 1679-5520), publicada desde 2005, era um periódico semestral até 2016 e, a partir de 2017, é um periódico quadrimestral, editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Teoria Literária, do Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE. O periódico tem como missão incentivar a pesquisa, a produção e a divulgação de artigos inéditos sobre literatura brasileira e estrangeira de docentes e pesquisadores doutores e doutorandos de instituições de ensino superior em âmbito nacional e internacional. O foco do periódico é a literatura, com ênfase na crítica e teoria literárias, e o diálogo que ela estabelece com a cultura e outras artes e mídias, como o teatro, o cinema, as artes plásticas e a música.


