Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Publicações

Chamada de artigos da revista Civitas para dossiê: "O papel das Ciências Sociais no debate público sobre raça no Brasil"

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para artigos, Ciência Política, Ciências Sociais, Sociologia

A Civitas – Revista de Ciências Sociais (Qualis A1), periódico acadêmico mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pucrs, está com chamada aberta para o dossiê: O papel das Ciências Sociais no debate público sobre raça no Brasil.

Organizadoras: Dra. Andréa Lopes da Costa (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio) e Dra. Viviane Gonçalves (Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj).

Submissão de artigos de 01/03/2024 até 30/05/2024.

O dossiê tem como objetivo refletir sobre os desafios, as tarefas e a nova agenda para o debate público sobre raça no país e o papel das Ciências Sociais neste cenário. Buscamos ressaltar tanto as potencialidades das contribuições do campo e áreas afins para essa discussão, quanto as disputas narrativas, em espaços hegemônicos da indústria cultural e das redes sociais.

Entre os temas que serão priorizados neste dossiê, estão:

  1. A Lei de Cotas e seu impacto no debate público sobre raça no Brasil;
  2. O campo das Ciências Sociais e o dilema de repensar seu papel: inserções e formas de interlocução na esfera pública;
  3. A proeminência das redes sociais e a emergência de análises (associadas a um ativismo) produzidas fora do campo institucional das Ciências Sociais;
  4. Os conflitos e disputas geracionais frente às análises sobre relações raciais nas esferas acadêmica, sociedade civil e governamental;
  5. A utilização de uma nova gramática das lutas travadas na arena pública, entre outras modificações, que diversificaram o campo discursivo e de análises sobre raça no Brasil.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas