Domingo, 05 de Abril de 2020
Publicações

Chamada de artigos da Matraga: “Análise do(s) Discurso(s) – desafios da contemporaneidade”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Análise do discurso, Chamada para artigos, Letras

A revista Matraga, da Pós-Graduação em Letras da UERJ, está recebendo artigos e resenhas para o próximo número 50, dedicado à Análise do Discurso, tendo como tema “Desafios da Contemporaneidade”. Matraga aceita textos em português, inglês, espanhol e francês. Os artigos são submetidos ao sistema de pareceristas duplo-cego e devem seguir rigorosamente as normas de formatação da revista.

Ementa:
A 50ª edição da revista MATRAGA será dedicada à Análise do(s) Discurso(s) e  pretende congregar artigos científicos e resenhas dedicados à reflexão sobre temas relevantes à área, privilegiando, tal como o título indicia, os discursos da contemporaneidade. Serão acolhidos trabalhos filiados às diversas linhas de Análise do Discurso que se proponham a refletir sobre conceitos fundantes (formação discursiva, subjetividade, heterogeneidade, ethos etc) frente questões da comunicação contemporânea; a discutir a constituição e a função de gêneros discursivos inovadores e/ou a atualização de gêneros tradicionais, com a finalidade  de perscrutar e circunscrever continuidades e rupturas; e, ainda, a refletir sobre o tecido discursivo da contemporaneidade, a partir da análise de discursos populistas, autoritários,  de resistência, de ódio,  dentre outros.

Editores: Michelle G. Alonso Dominguez (UERJ) & Isabel Roboredo Seara (Universidade Aberta e CLUNL-Lisboa, Portugal).

Cronograma:
Submissão de artigos e resenhas: até 30/11/2019.
Publicação: maio de 2020.

As submissões são online.

O periódico Matraga teve o seu primeiro número em 1986. É uma publicação com periodicidade quadrimestral. Acolhe artigos inéditos e resenhas nos campos dos estudos literários e linguísticos, em português, espanhol, inglês ou francês. Os artigos são submetidos ao sistema de duplo parecer, sem indicação de autoria. Cada número do periódico conta com editores executivos que têm total autonomia para escolher, entre os artigos aprovados, aqueles que farão parte da revista, de acordo com critérios científicos como atualização e contribuição original dentro do campo de pesquisa.

e-ISSN: 2446-6905 | ISSN:  1414-7165 | Ano de criação: 1986 - impresso, 2008 - eletrônico | Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes | Qualis: B1 (Letras/Linguística)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas