Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Chamada de artigos da Intererethnic@ | Resistência Afro na América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para artigos, Estudos Afro-Brasileiros, Estudos Latino-Americanos, Movimentos sociais

Chamada de artigos da Intererethnic@ - Revista de Estudos em Relações Interétnicas

Resistência Afro na América Latina

Nesse dossiê buscamos reunir reflexões críticas baseadas em pesquisa empírica de natureza sociológica, histórica e/ou etnográfica; assim como em experiências de ativismo comunitário e práticas inovadoras de produção de conhecimento, que conectem universidade e movimentos sociais, notadamente para os últimos quinze anos, marcados por mudanças dramáticas no continente. A presença de povos, culturas e tradições de origem africana na América Latina resiste há mais de três séculos ao extermínio e a conflitos modernos e coloniais, resiste ao racismo estrutural e a violência de Estado, resiste a ideologia da miscigenação e as políticas de invisibilidade, resiste ao epistemícido e à perseguição religiosa ou de cunho moral. Essa resistência só foi possível graças as inúmeras modalidades e estratégias vernáculas ou eruditas, comunitárias, nos quilombos e palenques, e radicais nas periferias urbanas e universidades. A múltipla força das estratégias comunitárias tem servido de inspiração para práticas políticas, artísticas e acadêmicas que conectam o rural e o urbano, o centro e a periferia, a tradição e a inovação. Este dossiê visa documentar e discutir essas diversas formas de resistir.

Organizadores:

• Osmundo Pinho (UFRB)
  • Luciane Rocha (Kennesaw University)

Prazo para submissão: até 01 de julho de 2019.

Serão aceitos textos em inglês, português e espanhol.

A revista é editada pelos pesquisadores e pesquisadoras do Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas Políticas Indigenistas e Indigenismo (LAEPI), ambos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB). respectivamente vinculados ao Departamento de Antropologia (DAN) e ao Departamento de Estudos Latino-americanos (ELA). O LAGERI e o LAEPI são espaços de pesquisa e extensão que promovem diversas atividades de debate sobre investigações em elaboração ou em andamento, além de trabalhos finalizados e publicações acadêmicas.

No quadriênio 2013-2016, a Interethnica foi classificada no Qualis Periódicos, avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como: B2 em Antropologia.