Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019
Publicações

Chamada de artigos Cadernos de Campo "O fazer enunciativo diante de desafios sociais contemporâneos"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para artigos, Ciências Sociais, Sociologia

Chamada de artigos
O fazer enunciativo diante de desafios sociais contemporâneos:
como discursos políticos e sociais passaram a ser moldados

A proposta do presente dossiê é uma convocatória à colaboração de pesquisadores das áreas de Semiótica (francesa, americana ou russa), Análise do Discurso, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, além de Comunicação Social. Pretende-se discutir o fazer enunciativo e as novas configurações da manipulação enquanto estratégia discursiva do fazer-fazer, diante de uma quebra do contrato enunciador-enunciatário, visto que o valor-verdade passou a ser subjetivo e muito menos científico nas discussões, inclusive acadêmicas, contemporâneas. Quem é o sujeito do discurso nesse contexto, de que forma ele passa a ter um protagonismo em instâncias que não lhes eram familiares, como a acadêmica e a política? A quem esse sujeito se dirige e de que forma utiliza ferramentas para dissuadir seu interlocutor? Como surge e se sustenta o contrato de fidúcia entre quem profere o discurso e o interlocutor desse discurso? Em que medida as mudanças no fluxo de troca de dados e na aceleração dos processos técnicos podem ter influência na apatia pela apuração dos fatos em nossa sociedade atual? Quem são os novos consumidores de discursos políticos e sociais, como os consomem e de que maneira produzem sentido a partir desses discursos? Em que medida os discursos de ódio e as fake news criam uma nova configuração de contratos sociais e quais seus possíveis efeitos?

As submissões de artigos inéditos que versem sobre as novas formas do fazer discursivo nos discursos políticos, presentes nas vozes sociais e coletivas, são fortemente encorajadas. Qualquer uma das áreas do conhecimento citadas acima é bem-vinda, especialmente se houver uma confluência interdisciplinar que colabore para o fortalecimento dos estudos e aponte para novos paradigmas que as atuais teorias podem, porventura, negligenciar, por tratarmos de recentes configurações e formas de interação com as informações. Trabalhos que abordem as coerções de um sistema de valores em mutação, em que a fidúcia não necessariamente é baseada em dados cientifica / empiricamente verificáveis também são bem-vindos.

Prazo final: 15-05-2020

Envio de artigos pela plataforma https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/index


A Revista Cadernos de Campo (E-ISSN: 2359-2419 e ISSN: 1415-0689) é editada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Fclar) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas