Chamada da revista Vibrant para dossiê sobre produção cultural em periferias urbanas
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Revista Vibrant - Virtual Brazilian Anthropology abre chamada para número temático: “Periferia é Periferia em qualquer lugar”: produção cultural em periferias urbanas.
Organizadoras: Adriana Facina (PPGAS/MN/UFRJ) & Silvia Capanema (Université Sorbonne Paris Nord)
Prazo final para submissão: 31 de maio de 2025
O verso que dá título a este dossiê foi retirado da canção “Brasília Periferia”, composta por Gog, rapper pioneiro e referência para o movimento hip hop no Brasil, e lançada em 1994 no álbum Dia a Dia da Periferia. Esta frase virou um ditado comum nas periferias brasileiras, sobretudo depois de sua citação pelos Racionais MC’s, na canção “Periferia é Periferia”, que consta do álbum Sobrevivendo no Inferno, de 1997. Para nós, essa frase aponta não para uma uniformização das diferenças, no sentido de que periferia é tudo igual. Mas sim na direção da identificação de um fenômeno global, fruto da dinâmica do modo de produção capitalista, que cria periferias mesmo no centro do capitalismo, que se reproduz a partir da superexploração e da precarização da classe trabalhadora no mundo. Existe uma experiência comum na conformação de sujeitos periféricos (D’Andrea, 2022).
Pesquisar periferias urbanas não é seguir algum tipo de desejo colonialista pelo exótico, pela coleção de práticas estranhas e surpreendentes produzidas pelo Outro. As periferias urbanas são o centro do desenvolvimento capitalista hoje, onde se concentram as distopias e também as utopias contemporâneas. Compreender o mundo contemporâneo, suas contradições, perigos e possibilidades de futuro exige a observação atenta do que se passa nas periferias urbanas, em particular (mas não somente) as do sul do mundo.
Neste dossiê pretendemos reunir artigos que analisem as periferias urbanas a partir de sua produção artística e cultural. Como periferia não é apenas um espaço geográfico, mas é sobretudo um lugar simbólico, entendemos essa produção cultural de modo amplo, tendo as periferias urbanas como referência criativa.
Confira a íntegra da chamada no site da revista: http://www.vibrant.org.br/chamada-para-dossie-periferia-e-periferia-em-qualquer-lugar-producao-cultural-em-periferias-urbanas/


