Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Publicações

Chamada da Revista Trama para o Dossiê "Memória e economia criativa"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Economia, Indústrias Criativas, Memória

A TRAMA: indústria criativa em revista (ISSN 2447-7516, Qualis B2), editada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA, Brasil), abre chamada para submissão de artigos para o Dossiê Memória e economia criativa.

A partir de meados do século passado uma série de transformações entram em curso deslocando a percepção da experiência e da sensibilidade em direção ao passado, fazendo da memória um dos principais fenômenos culturais e políticos contemporâneos. Valorizada, a memória desde a década de 1980 ganha cada vez mais destaque e retoma seu importante papel na construção dos laços interpessoais e sociais, impactando em todas as esferas da vida social, da política à cultura passando pela economia, indo até a arte. Prova disso é o consumo de produtos retrô, vintage, canais televisivos como History Channel, Viva, programas de retrospectiva, instalações de arte contemporânea e um sem número de museus de toda sorte de artefatos espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Para avançar o conhecimento sobre essa temática, na presente chamada de trabalhos convidamos pesquisadores da área da Economia Criativa a refletir sobre o cenário cultural contemporâneo da Memória nos diferentes campos. Os autores poderão submeter artigos de pesquisa relacionados a temas tais como Memória e mídia: da construção discursiva à arqueologia; Publicidade e Memória: consumo, economia e ecologia; Memória e Redes Sociais: teia de significados, subjetividades e sociabilidades; Memória e arte: objeto, tempo e criação.

Possíveis temas, sem a exclusão de outras questões pertinentes, são:

  • Jornalismo, memória e resistência: censura x liberdade de expressão em perspectiva histórica no Brasil.
  • A memória escrita com luz: Fotografia, Cinema e Imaginário.
  • Publicidade, consumo e identidade no cenário da memória cultural.
  • Consumo, obsolescência e memória: economia de um sistema em ação.
  • Consumo, economia e ecologia: pegadas, rastros e ruínas para uma memória verde.
  • Design e memória: objeto, tempo e cultura.
  • Das Hashtags às Tbt’s: a memória no cenário das Redes Sociais digitais.
  • Memória, melancolia e identidade: colecionando lembranças, reminiscências, angustias...
  • A memória na arte: work in progress, performances, arquivos, em um caos de imagens na arte contemporânea.

Para nossa seção de Artes e Imagens, estamos aceitando trabalhos que contenham conteúdo com fotos e vídeos, GIFs, animações etc, que preferencialmente, mas não necessariamente, tenham relação com a discussão proposta pelo Dossiê. 

Nossas seções de Entrevistas, de Resenhas e de Temas Livres recebem contribuições em fluxo contínuo. 

Prazo para submissão: 20/02/2020

Para saber sobre as normas de publicação e envio dos textos: http://periodicos.estacio.br/index.php/trama/about/submissions#onlineSubmissions.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas