Sábado, 28 de Janeiro de 2023
Publicações

Chamada da revista Oikos para Dossiê: Homenagem a Marcos Costa Lima | novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Economia política

A OIKOS - Revista de Economia Política Internacional (ISSN 1808-0235) abre chamada para a submissão de artigos de seu número especial: Homenagem a Marcos Costa Lima. A revista manterá a chamada em aberto até o dia 16/09/22. através do site: https://revistas.ufrj.br/index.php/oikos/index.
 

OIKOS - Revista de Economia Política Internacional

Dossiê: Homenagem a Marcos Costa Lima 

Organizadores: 

Thiago Rodrigues (UFF) 

Leonardo Ramos (PUC Minas) 

Raphael Padula (UFRJ) 

Ana Garcia (PUC Rio) 

 

Marcos Costa Lima (1951-2022) era professor da Universidade Federal de Pernambuco e foi um dos responsáveis pela consolidação do campo acadêmico das Relações Internacionais no Brasil. Ao longo de sua carreira, assumiu árduas e múltiplas missões institucionais, participando da formação de cursos e universidades nas regiões Norte, Nordeste e Sul. Como presidente da ANPOCS, diretor da Associação Brasileira de Relações Internacionais, presidente do FOMERCO – Fórum Universitário Mercosul –, membro do conselho deliberativo do Centro Celso Furtado e coordenador do Instituto de Estudos da Ásia (UFPE), contribuiu ativamente para o avanço da área de economia política internacional em várias frentes de pesquisa no Brasil.  

Tendo em vista tal contribuição ímpar para o campo das RI em uma perspectiva multidisciplinar, crítica e heterodoxa, busca-se com este dossiê homenagear tal pesquisador ímpar da comunidade acadêmica de RI/EPI. Neste sentido, a chamada se encontra aberta para todos/as pesquisadores que, de alguma forma, trabalhem criticamente temas afeitos à trajetória acadêmica do prof. Marcos Costa Lima. Neste sentido, um guia não exaustivo para as submissões – que seguramente poderão ser transversais, tocando em mais de um dos temas abaixo: 

  • integração regional, com ênfase em América do Sul; 
  • o lugar do Brasil no mundo: as relações do Brasil e o sul global;
  • economia política do desenvolvimento; 
  • soberania alimentar, agrotóxicos e os problemas da fome;
  • Ásia e a ordem internacional: o papel de Índia e China nas novas dinâmicas internacionais; 
  • o pensamento chinês e os estudos internacionais; 
  • os estudos subalternos e os estudos internacionais;
  • o pensamento internacional a partir das margens: a periferia e o internacional;
  • Celso Furtado e as Relações Internacionais.

Propostas de trabalho devem ser submetidas até 16/09/2022 pelo site da revista Oikos: https://revistas.ufrj.br/index.php/oikos

Instruções para autores:  

A Oikos (ISSN: 1808-0235) aceita trabalhos sob a forma de ARTIGOS CIENTÍFICOS, COMUNICAÇÕES, RESENHAS, ENTREVISTAS e ARTES. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". 
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB) 
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar. 
  4. O texto tem até 25 páginas em fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, margens superior/inferior 2,5 e esquerda/direita 3,0; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto e não em seu final. 
  5. As referências bibliográficas devem estar de acordo com a norma ABNT 6023 e as citações com a norma NBR 10520. Seguir o seguinte exemplo de formato de bibliografia: AUTOR; AUTOR (data). Obra (em negrito). Cidade: editora. [Data após o autor e obra principal em negrito].
  6. A identificação de autoria deste trabalho de ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega. 
  7. O trabalho apresenta título, resumo (de até 15 linhas) e palavras-chave (no máximo 5) na língua original (português, espanhol ou em inglês). 
  8. Contribuições de estudantes de graduação ou pós-graduação são aceitas desde que realizadas em parceria com um professor ou doutor. 
  9. Declaração de Direito Autoral: todos os artigos publicados transferem automaticamente seus direitos autorais para a revista, sendo de responsabilidade dos autores o conteúdo presente em cada artigo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas