Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Publicações

Chamada da Revista Literartes para dossiê sobre as relações entre Música Brasileira e Infância

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Letras, Literatura, Música

Chamada para publicação Literartes n. 10 (ISSN: 2316-9826)

Em 2019, completam-se 60 anos da morte de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), compositor cuja obra constitui um vasto repositório de imagens sonoras de um Brasil idealizado, fundado no mito das três raças e nos elementos pujantes da natureza (selva, animais), culturas (o "caipira", o "índio", o "negro") e estilos/gêneros musicais que potencialmente representam o conceito de nação desenvolvido na primeira metade do século XX.

Um lugar muito especial na produção villalobiana é dedicado à celebração da infância, tanto em seu aspecto didático (que leva em última instância à proposição de um sistema de educação musical nas escolas) como no aspecto lúdico/poético, resultando em diversas obras que ecoam cantigas, brincadeiras de roda, brinquedos, folguedos e outras sugestões do imaginário da criança brasileira. Considerando o lugar de honra destinado à infância na produção villalobiana, a Revista Literartes abre espaço, neste décimo número, para debater as conexões entre as crianças e a música brasileira.

Que aspectos caracterizam a produção musical brasileira voltada à infância? Como se estruturam esses signos, identidades e jogos? Como se estabelece o diálogo entre a música de Villa-Lobos e outras representações em campos diversos, como o da literatura de Lobato, os poemas de Manuel Bandeira ou as figuras infantis de Portinari e Anita Malfatti ou, ainda, o cancioneiro popular/folclórico da América Latina? Na música sobre o universo infantil de Villa-Lobos, o que está expresso da criança idealizada nos anos 1930 e o que ficou como legado nos projetos educacionais, ou mesmo nas representações poéticas mais recentes?  

A partir de provocações como essas, e com vistas à importância da efeméride para a produção artística e cultural brasileira, a Revista Literartes convida para a publicação de artigos e ensaios que versem sobre as relações entre Música Brasileira e Infância.

Organização:

  • Prof. Doutor Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles (ECA/USP)
  • Marinês de Souza Mendes (GPPLCCJ/CELP/FFLCH/USP)

Prazo final para submissão de artigos: 15 de Abril Maio de 2019.

Mais informações no site da Literartes.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas