Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Publicações

Chamada da revista História: "O Porto e a sua região, séculos IX-XVI"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, História

História – Revista da FLUP. Número 11, IV Série (1º semestre de 2021)

Dossiê temático: "O Porto e a sua região, séculos IX-XVI"

A História – Revista da FLUP dedica o dossiê temático do primeiro semestre do ano de 2021 à cidade do Porto e à região que domina (o termo, nas suas sucessivas extensões), que depende económica e militarmente do burgo e da qual este depende em medida variável.

A cronologia longa (sete séculos) pretende deixar de lado a clássica periodização Idade Média/Idade Moderna, e partir da presúria, em 868, até um século XVI no qual as viagens marítimas de todo o tipo (e a construção naval que lhes está subjacente), a integração dos cristãos-novos na economia e na administração da cidade e as relações entre poder central e poder local, entre vários outros aspetos, conheceram mudanças profundas.

Sugerimos alguns subtemas:

  1. História política: entendida quer na sua aceção mais clássica, quer nas perspetivas mais recentes de história das sociedades políticas, ou nos cruzamentos com a sociologia e a antropologia políticas.
  2. História eclesiástica e religiosa do Porto: desde as mais antigas sagrações de templos na área diocesana ao Concílio de Trento; os bispos, o cabido e os seus capitulares, a instalação das ordens mendicantes.
  3. História Social: passando pelos diversos grupos/estratos/estatutos sociais e a relação entre eles e constante evolução do tecido social do Porto, pelos conflitos abertos ou latentes, pelas transformações das elites.
  4. História Económica: os sucessivos perfis económicos do Porto; as relações com o termo ou com redes de cidades/vilas próximas; a produção artesanal; a construção naval e civil corrente; o controlo e regulação de pesos, medidas, preços, características dos produtos, horários e condições de trabalho, modalidades de venda; o comércio local, regional, nacional e internacional (a inserção do Porto e dos portos vizinhos nas principais correntes do comércio internacional). O financiamento da economia da cidade nas suas várias dimensões; o trabalho feminino e o trabalho infantil. Os pontos ‘fortes’ e fracos’ da economia portuense.
  5. Cultura e Arte: os diversos níveis de ensino e os mestres e as instituições que os ministram; que literacia nos diversos estratos sociais da cidade, ao longo dos séculos; a divulgação e o uso da escrita (os tabeliães e notários, públicos e eclesiásticos); os “atos escritos” na história do Porto. A arquitetura militar, civil e religiosa - os grandes estaleiros; a pintura, a escultura, a ourivesaria.

Data limite de submissões: 31 de março de 2021.

Mais informações no site da História. Revista da FLUP.


Revista da Faculdade de Letras do Porto - História foi fundada em 1970 e é editada com periodicidade anual desde 1984.

A Revista iniciou em 2011 uma nova série editorial, a IV, adaptando a sua designação original (História – Revista da FLUP) e prosseguindo, em novos moldes, a sua missão de apoio à inovação e divulgação científica em matéria de estudos historiográficos.

Em 2017, deu-se início à publicação da História — Revista da FLUP com periodicidade semestral e exclusivamente em formato online. Os artigos publicados são submetidos a um processo de arbitragem científica, a cargo de especialistas portugueses e estrangeiros.

A revista publica artigos em quatro línguas: português, espanhol, francês e inglês.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas