Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Publicações

Chamada da Revista Gláuks para o dossiê: "A literatura brasileira no exterior"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Brasileiros, Literatura

A Revista GLÁUKS ONLINE (ISSN 2318-7131), publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), está recebendo artigos e ensaios para o volume 20, n. 2 – jul./dez. 2020. Esse número terá como foco o dossiê “A literatura brasileira no exterior”.

O presente dossiê tem por objetivo acolher contribuições de estudiosos que trabalharam ou trabalham com a literatura brasileira no exterior em abordagens críticas, didáticas, historiográficas, tradutológica, editorias, etc.

As motivações para a presente proposta são variadas, mas destacamos, em especial, o interesse por acompanhar a difusão da cultura e da literatura brasileira no exterior, sobretudo no presente, quando as áreas de Ciências Humanas, Letras e Artes no Brasil são mais afetadas pela falta de apoio institucional para realização de pesquisas e intercâmbios acadêmicos.

A existência de políticas públicas consistentes de apoio à difusão da literatura brasileira no exterior é importante para o reconhecimento internacional do Brasil e é de grande importância para os estudiosos da literatura, em especial, os estudiosos da literatura comparada, pois, como observou o professor da Vanderbilt University Earl Fitz (2012), em artigo sobre a recepção de Machado de Assis nos Estados Unidos: “quem trabalha com literatura brasileira conhece bem a dinâmica tradicional da influência, já que a maioria de nós passou a carreira lidando com a influência que outros autores, fossem eles da França, da Inglaterra ou dos Estados Unidos, exerceram sobre os brasileiros”. Mais raros são os estudos sobre a influência que autores brasileiros exerceram sobre escritores de outras culturas e tradições. Para que isso ocorra com mais frequência é imprescindível a divulgação da literatura brasileira no exterior, contando com trabalhos de pesquisadores, tradutores, editores etc.

A falta de apoio institucional para que a literatura brasileira esteja presente em outros países, mesmo em Portugal, é causa antiga. A esse respeito, o professor emérito da Universidade do Porto Arnaldo Saraiva (2002) tem, com frequência, destacado que, a despeito de compartilharmos a língua portuguesa, não temos de modo satisfatório a circulação de obras de escritores brasileiros em Portugal. O prejuízo para um conhecimento mais amplo da cultura brasileira é grande. A literatura brasileira, quando é lida, está fadada a ser recebida por um repertório estrangeiro que não dialoga de modo mais profundo com essa literatura. Não se trata de bairrismo, posto que, como disse o escritor Milton Hatoum, ao ser perguntado sobre as diferentes recepções de sua obra no exterior: “Cada país tenta relacionar o livro traduzido com a sua cultura”. No entanto, Hatoum também destacou que deve “muita coisa à leitura de obras de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Drummond, Bandeira, mas poucos jornalistas literários estrangeiros têm familiaridade com a obra desses autores. Então eles escrevem uma impressão de leitura a partir do repertório deles, como se Machado não existisse. E o diabo é que eu não teria escrito o Dois irmãos sem a leitura de Esaú e Jacó”.

Com o dossiê “A literatura brasileira no exterior” pretendemos oferecer um recorte importante da recepção da literatura brasileira no exterior, visando contribuir para a realização de diálogos frutíferos entre estudiosos da literatura brasileira situados em diferentes contextos culturais.

A revista Gláuks aceita artigos inéditos em português, inglês e espanhol, além de ensaios, resenhas, entrevistas e traduções. Está aberta à comunidade acadêmica, preferencialmente a alunos/alunas e professores/professoras de programas de pós-graduação do país e do exterior.

Editores:

Vivaldo Andrade dos Santos (Georgetown University)

Joelma Santana Siqueira (Universidade Federal de Viçosa)

Data-limite para submissão de artigos: 3 de julho de 2020.

Saiba mais: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/announcement/view/12

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas