Chamada da Revista Estudos de Lit. Brasileira Contemporânea: Literatura e Ética
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (ISSN 2316-4018 (On-line), Qualis A1) está recebendo artigos e resenhas para o número 50. O prazo para envio de colaborações para o dossiê sobre "Literatura e Ética" foi prorrogado até 20 de setembro de 2016.
Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.
Revista 50 (jan./abr. 2017)
Seção temática: Literatura e ética
Este dossiê propõe a discussão sobre as implicações entre literatura e ética. A ética é um princípio de ação indissociável da linguagem, do pensamento e do entorno da realidade. Antes de significar a norma ou a moral, a ética coloca em pauta um modo de vida, uma maneira de ser e estar no mundo, uma atenção às práticas humanas com vistas à construção do bem comum. A atitude ética não se confunde com um saber abstrato sobre o bem; antes exige o enfrentamento das circunstâncias presentes e a crítica incansável sobre os sentidos da ação, evitando a ordem fixa e os lugares predeterminados das coisas. No contexto contemporâneo de graves crises políticas, econômicas e sociais – em que as democracias se reduzem a mero formalismo jurídico; em que a grande mídia exerce o controle e a manipulação das informações; em que as fronteiras entre culturas tornam-se cada vez menos permeáveis; em que os muros sociais, as exclusões, os preconceitos e a violência de toda sorte corroem o tecido social –, a ética coloca-se como um problema dos mais urgentes. Nesse cenário, o que pode a literatura? Em que termos é capaz de elaborar criticamente seu poder de agência na configuração do comum e da igualdade como condições da relação ética? Inventar formas de habitar o mundo, criar novas visibilidades e entendimentos que rompam hierarquias e divisões por certo é uma tarefa ética a que a literatura e as artes são chamadas a responder, em estreita continuidade com a vida. Assim, este dossiê põe em perspectiva questões como as possibilidades de representação da literatura; o questionamento da escrita e do lugar do escritor; o debate sobre o papel da crítica; o redimensionamento dos espaços de circunscrição do literário; os impasses em torno da autonomia estética e do engajamento político; as utopias e distopias, entre outras tantas problematizações éticas a que a literatura produzida contemporaneamente no Brasil é capaz de dar forma e transmitir ao seu tempo.
Dossiê proposto por Ricardo Barberena (PUCRS) e Rejane Pivetta de Oliveira (UniRitter)
O prazo final para o envio de artigos para a seção temática do nº 50 é 20 de setembro de 2016.
A revista conta também com uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.
As colaborações para as demais seções são recebidas em fluxo contínuo.
As normas para publicação estão disponíveis em: http://goo.gl/bSNcqN
As colaborações serão recebidas pelo sistema da revista. Para enviar seu texto, acesse: http://goo.gl/uKhsVG
Para outras informações, visite o site da revista: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/index ou escreva para revistaestudos@gmail.com


