Sábado, 19 de Outubro de 2024
Publicações

Chamada da Revista Esclavages & Post~esclavages para dossiê: Trajetórias individuais e retratos de grupos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, História

Chamada de artigos para o dossiê temático «Trajetórias individuais e retratos de grupos: contributos e limites para uma história das sociedades escravistas e pós-escravistas» n° 8 da revista Esclavages & post~esclavages / Slaveries & Post~Slaveries.

Editores científicos

  • Céline Flory (Centre national de la recherche scientifique, Mondes Américains / CIRESC, France)
  • Romy Sanchez (Centre national de la recherche scientifique, IRHIS, France)

Prazo para o envio dos resumos: 1 de fevereiro de 2022

Prazo para a submissão dos artigos: 1 de Maio de 2022

Este número da revista Esclavages & post~esclavages / Slaveries & Post~Slaveries propõe reflectir sobre a corrente historiográfica, particularmente dinâmica nos últimos anos, que privilegia o estudo de trajetórias individuais e/ou de retratos de grupo. Trata-se aqui de considerar os contributos heurísticos e os limites possíveis destas abordagens no contexto específico da história das escravidões e das pós-escravidões. O que permite o fato de enfocar indivíduos e/ou grupos para pensar e entender essas sociedades e essas situações ? E pelo contrário, quais são os limites do que pode ser apreendido como um entusiasmo historiográfico privilegiando o todo biográfico ?

A partir desta proposta temática, propomos algumas pistas :

As noções de trajetória e de grupo devem ser discutidas na sua relação ao contexto escravista e pós-escravista. O que trazem em relação a outras escalas de observação e outras metodologias ? Como é definida exatamente a dialética entre o quantitativo e o qualitativo neste quadro analítico ?

Estamos igualmente atentos a questão da relação com a intimidade e o privado. A abordagem considerada diz muitas vezes respeito a famílias, grupos interconectados, mas não só. De que maneira os recursos da intimidade e da esfera privada variam se forem famílias, grupos de senhores ou de escravos, ou coletivos misturando várias pertenças sócio-raciais ? Contudo, será este prisma da intimidade e do privado inevitável para apreender as sociedades escravistas e pós-escravistas sob esta ótica ? O que acontece com as margens de manobra e as práticas dos indivíduos ? Ficam realmente realçadas por essa maneira de fazer história ? E se for o caso, de que maneira ? Por outro lado, o que estas trajetórias e retratos de grupo permitem esclarecer quanto aos sistemas de dominação ?

A escolha destas abordagens implica muitas vezes um posicionamento, ou pelo menos um questionamento, sobre a escrita da história e sobre o lugar da narração no trabalho do historiador. Outra vez, as especificidades escravistas e pós-escravistas quanto a estes modos de narrar têm todo seu lugar neste dossiê.

Nenhuma área geográfica nem período histórico estão privilegiados e convidamos assim todos os/as pesquisadores/as interessados/as por esta temática a propor suas análises para responder aos diferentes aspectos deste convite.

Modalidades de submissão

Os resumos dos artigos (entre 500 e 800 palavras) devem ser enviados antes do 1 de fevereiro de 2022 para ciresc.redaction@cnrs.fr. As propostas de artigos (45 000 caracteres no máximo, espaços incluídos, incluindo bibliografia) deverão ser submetidas em francês, em inglês, em espanhol ou em português, antes do 1 de maio de 2022 sem falta. Deverão ser acompanhadas por uma síntese de 3 600 caracteres no máximo. A lista completa das recomendações aos autores/as está disponível aqui. A decisão do comitê editorial será comunicada dia 28 de fevereiro de 2022. Os artigos escolhidos serão publicados na revista Esclavages & post~esclavages / Slaveries & Post~Slaveries em maio de 2023.

Documentos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas