Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Publicações

Chamada da Revista Esclavages & Post~esclavages para dossiê “Reparações e escravidões”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais

Chamada para publicação da Revista

Esclavages & Post~esclavages / Slaveries & Post~Slaveries

Número temático “Reparações e escravidões” (no 5, outubro 2021)

 

Este número da revista Esclavages & Post~esclavages / Slaveries & Post~Slaveries trata das demandas por reparações associadas ao tráfico transoceânico de escravos e à escravidão, nos séculos XX e XXI. O objetivo é o de apurar como os atores sociais contemporâneos associam a história da escravidão aos debates políticos para abordar a reprodução das desigualdades nas relações geopolíticas, sociais e raciais.

Editores científicos

  • Magali Bessone (Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne, ISJPS, CIRESC)

  • Ary Gordien (Universidade de Paris, LARCA, CIRESC)

Argumentação

Este número da revista Esclavages & Post~esclavages / Slaveries & Post~slaveries trata das demandas por reparações associadas ao tráfico transoceânico de escravos e à escravidão, nos séculos XX e XXI. O objetivo é o de apurar como os atores sociais contemporâneos associam a história da escravidão aos debates políticos para abordar a reprodução das desigualdades nas relações geopolíticas, sociais e raciais. Duas questões se impõem:

  • Nos diferentes contextos nacionais e através das circulações transnacionais de ideias e de pessoas, como as reparações são definidas e justificadas em termos teóricos, morais e jurídicos?

  • Quais atores sociais e instituições representam o movimento pelas reparações, que ações eles empreendem e quais resultados têm em mira ou já obtiveram?

As pesquisadoras e os pesquisadores em ciências humanas e sociais de todas as disciplinas (História, Literatura, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Direito, e outras) e cujos trabalhos tratam de quaisquer regiões estão convidadas e convidados apresentar propostas de análises que respondam a diferentes aspectos dessa problemática dupla. A investigação das reparações – tanto das demandas formuladas e tratadas no âmbito nacional quanto daquelas de alcance transnacional – permite renovar nossa compreensão da escravidão ao reinterrogar interpretações dadas como certas e, ao mesmo tempo, sublinhar os vínculos com o presente.   

Modalidades de submissão

As propostas (entre 500 e 800 palavras) devem ser enviadas para ciresc.redaction@cnrs.fr até 1º. de setembro de 2020. As propostas podem ser enviadas em francês ou em inglês.

Autores e autoras serão notificados da aceitação de suas propostas no 15 de setembro de 2020.

Os artigos aceitos (em francês, inglês, espanhol ou português) deverão ser enviados até 1º. de dezembro de 2020 e serão avaliados por pares, pelo sistema duplo-cego. O tamanho máximo (incluindo espaços, notas e bibliografia) será de 45.000 caracteres.

Ver as instruções para autores em linha.

A versão definitiva dos artigos deve estar prontas no 1º. de junho de 2021.

« Réparations et esclavages », Chamada de trabalhos, Calenda, https://calenda.org/784458

Documentos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas