Domingo, 28 de Abril de 2024
Publicações

Chamada da Revista Esclavages & Post~esclavages para dossiê: Pan-africanismos, (pós-)escravidões e raça

Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, História

Chamada de artigos para o dossiê temático
«Pan-africanismos, (pós-)escravidões e raça»

n° 12 da revista, Novembro de 2025
Esclavages & Post~Esclavages / Slaveries & Post~Slaveries

Editor científico
Sakiko Nakao, Universidade Chuo

Prazo para o envio dos resumos: 1º de junho de 2024
Prazo para a submissão dos artigos: antes de 1º de novembro de 2024
Validação da versão definitiva dos artigos: 1º de julho de 2025

Os contributos podem tratar dos temas seguintes:

  • A dimensão simbólica dos tratos e das escravidões no seio dos movimentos pan-africanos desde a sua origem até hoje.
  • As políticas de memória dos tratos e escravidões lideradas pelos governos africanos e/ou as instâncias internacionais (OAU, UNESCO, etc.) e a sua influência nas concepções racializadas de pertença dos Africanos do continente e da diáspora.
  • A questão da cidadania e da nacionalidade das pessoas provenientes da comunidade diaspórica.
  • As manifestações culturais pan-africanistas (FESMAN em Dakar, 1966 e 2010; PANAF em Alger 1969; FESTAC em Lagos, 1977; FESPACO em Ouagadougou desde 1969; PANAFEST no Gana desde 1992, etc.)
  • Os discursos e as práticas sociais, culturais e políticas no seio das sociedades africanas ou da diáspora mobilizando lógicas raciais.
  • O lugar das lógicas raciais nos discursos e nas práticas, definindo as relações sociais principalmente em torno dos status sociais vinculados à escravidão no seio das sociedades africanas.
  • Os militantismos e o afro-centrismo colocando no centro de sua ideologia a identificação da linhagem na comunidade africana.
  • Os contributos tratando de regiões muitas vezes omitidas pelos discursos pan-africanistas, tal como a África do Norte, o Oceano Índico ou a diáspora africana da Ásia, são bem-vindos.
  • Os estudos dos discursos contrariando as identificações cromáticas da África, como os conceitos de creolidade ou de afropolitanismo.

Mais informações na chamada completa, em anexo.

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