Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Publicações

Chamada da Revista ECCOM para dossiê sobre o Centenário de José Saramago

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências da Comunicação, Cultura, Literatura

Comemora-se, em 2022, o Centenário do escritor português José Saramago (1922 – 2010), Prêmio Nobel da Literatura 1998.

A Revista ECCOM – Educação, Cultura e Comunicação, publicação semestral editada pela Coordenação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA, localizado em Lorena, Estado de São Paulo, Brasil – publicará um dossier sobre a escrita e o pensamento do autor de Ensaio sobre a Cegueira.

Teremos como editor convidado o prof. Carlos Nogueira, da Cátedra José Saramago – Universidade de Vigo / Galiza.

Os artigos devem estar em acordo com as áreas e grandes temas indicada na Revista em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/about.

A data-limite para o envio dos artigos foi prorrogada para 31 de março de 2022. A publicação está prevista para 30/31 de maio de 2022.

Os artigos devem seguir aos critérios indicados pela Revista em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/about/submissions.

Não há custos ou encargos para submissão ou publicação dos artigos.

Para qualquer dúvida sobre este número especial, contactar o prof. Carlos Nogueira da Cátedra José Saramago na Universidade de Vigo, Galiza (carlosnogueira@uvigo.es) ou a profa. Neide Aparecida Arruda de Oliveira, editora gerente da Revista ECCOM, Coordenadora da Licenciatura em Letras e da Especialização em Docência no Ensino Superior: Educomunicação no UNIFATEA, Brasil (mnoliveira9@gmail.com).


Carlos Nogueira é cotitular da Cátedra José Saramago da Universidade de Vigo (Galiza, Espanha). O seu trabalho docente e de investigação tem-se centrado especialmente nas relações entre a Literatura, a Filosofia, a Política e o Direito.

Tem publicado livros de ensaio em editoras como a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, a Fundação Calouste Gulbenkian, as Edições Europa-América, a Porto Editora, as Edições Lusitânia e a Livraria Lello. É também cronista e autor de uma dezena de livros dirigidos, antes de mais, às crianças e aos jovens (incluídos no Plano Nacional de Leitura).

Recebeu (quatro vezes) o Prémio de Internacionalização da Produção Científica da FCSH / Universidade Nova de Lisboa (atribuído em função do número de ensaios publicados em revistas indexadas na Web of Science), o Prémio Montepio de Ensaio (três vezes) e o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho 2019.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas