Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Publicações

Chamada da Revista de História da Sociedade e da Cultura: História das Universidades

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Cultura, História, Religião

Call for Papers ― Chamada para a publicação de artigos
Revista de História da Sociedade e da Cultura (20/2020)

Revista de História da Sociedade e da Cultura, publicação de periodicidade anual do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, está a receber propostas de artigos, notícias e recensões críticas para o número 20 (2020). O prazo final para submissões é o dia 30 de novembro de 2019. As propostas poderão ser remetidas em português, espanhol, italiano, francês e inglês.

Os textos a submeter deverão obrigatoriamente ser originais, ter rigor científico e cumprir escrupulosamente com as normas redatoriais da Revista publicadas em linha (http://chsc.uc.pt/publicacoes/revista-de-historia-da-sociedade-e-da-cultura/normas-de-edicao/). Depois de aceites pelo Conselho Editorial, os textos serão submetidos a um processo de avaliação científica externa em regime de anonimato (double peer-review) por especialistas das respetivas áreas. Todas as decisões tomadas sobre as propostas recebidas serão comunicadas aos autores. De acordo com o seu Estatuto Editorial (http://chsc.uc.pt/publicacoes/revista-de-historia-da-sociedade-e-da-cultura), a RHSC dedica-se à publicação de trabalhos de investigação inéditos de natureza histórica, sobre diferentes cronologias e temáticas, nacionais e internacionais. Este volume conterá adicionalmente um caderno temático, intitulado ‘História das Universidades’, cuja chamada de artigos poderá ser consultada infra.

RHSC encontra-se indexada na PORBASE, bem como nas seguintes plataformas internacionais: Scopus, Web of Science (nas categorias de Arts & Humaties Citation Index e Current Contents – Arts & Humanities), IBZ (Alemanha), Dialnet plus (Espanha), ERIH PLUS (Noruega) e Latindex (México).  


Call for Papers ― Chamada para a publicação de artigos
Caderno temático "História das Universidades"
Revista de História da Sociedade e da Cultura (20/2020)

A História das Universidades constituiu-se, ao longo das últimas décadas, em contexto europeu e português, como um importante campo de estudos no interior da história cultural e das mentalidades, ramificando em múltiplas direções e vários campos historiográficos. Em Portugal, onde foi fundado um estudo geral, por iniciativa régia, súplica eclesiástica e sanção apostólica, no final do século XIII – coincidindo com uma fase muito precoce do nascimento das universidades europeias, logo após à primeira vaga fundacional, liderada por Paris e Bolonha –, esse filão historiográfico não foi ignorado, tendo sido objeto de sucessivas revisitações, ao longo dos anos, até ao presente.

Considerando o corrente quadro geral de grande vitalidade do tópico da História das Universidades, a Direção da Revista de História da Sociedade e da Cultura entendeu ser oportuno incluir no número de 2020 um dossier temático, capaz de enriquecer com novas contribuições o atual debate historiográfico. Nesse sentido, serão consideradas propostas de publicação de artigos que atendam aos seguintes tópicos (ou a outros com eles conexos), para uma ampla cronologia, desde a Idade Média até à Época Contemporânea, com incidência nacional ou internacional:

  • Admissão de estudantes;
  • Concessão de graus e diplomas;
  • Formação e ensino;
  • Manuais de ensino e materiais pedagógicos;
  • Gestão e finanças universitárias;
  • Mobilidade e circulação;
  • Relações das universidades com as autoridades;
  • Relações interuniversitárias;
  • Quotidiano e vida estudantil;
  • Universidade e género;
  • Liturgias e rituais académicos;
  • Percursos e trajetos profissionais de graduados.

 

Prazo para a submissão de artigos: 30 de novembro de 2019


Nota importante

Atuando em linha com as diretivas internacionais que estabelecem os princípios de ciência aberta e de modernização editorial, a gestão editorial da Revista de História da Sociedade e da Cultura passará a efetuar-se através da plataforma OJS (Open Journal System), à semelhança do que já acontece com vários outros periódicos editados pela Universidade de Coimbra. Por essa razão, todo o processo editorial, incluindo a submissão de artigos, a arbitragem científica e a comunicação das decisões, irá processar-se através da plataforma, requerendo o registo dos vários intervenientes no sistema (autores e revisores científicos), assim se substituindo o anterior procedimento de submissão, via endereço eletrónico. O registo e a submissão online poderão ser feitos pelos interessados através do seguinte endereço: http://impactum-journals.uc.pt/rhsc/submission/wizard

 

 

 

Coordenador do volume

Armando Norte
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura
Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa
Contacto: armandonorte@gmail.com
CV disponível em https://www.cienciavitae.pt/portal/E710-E018-5DB5

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas