Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Publicações

Chamada da Revista de Estudios Brasileños: “Eleições brasileiras 2018”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Espanha

Chamada para artigos, Ciência Política, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Brasileiros

Revista de Estudos Brasileiros é uma publicação semestral e de formato eletrônico, resultado da colaboração acadêmica entre a Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de São Paulo (USP).

O objeto da revista é a publicação de estudos originais sobre todos os diversos aspectos que configuram a identidade do Brasil, com conteúdos nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas.

Até 31 de março de 2019 está aberto o prazo para envio de artigos para a “Seção Geral”,“Dossiê”, “Resenhas” e “Entrevistas” para o número 13 da REB, com data de publicação prevista para julho de 2019.

Na “Seção Geral” serão admitidos trabalhos cujas temáticas se relacionem com alguma das três principais áreas de conhecimento da revista (Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas).

No próximo número, o “Dossiê”, que será coordenado pelos professores Dr. Rodrigo Rodrigues Silveira (USAL), Dr. Emerson Urizzi Cervi (Universidade Federal do Paraná – UFPR) e Dr.ª Sonia Terron (DOXA – IESP Universidade do Estado do Rio de Janeiro; UFV), terá como temática principal as “Eleições brasileiras 2018”. As linhas temáticas são as seguintes:

  • Análise dos resultados eletorais;
  • O papel dos meios de comunicação nas eleições;
  • Movimentos sociais e a disputa de 2018;
  • Geografia do voto;
  • Ideologia e polarização política;
  • Composição do novo congresso;
  • As eleições subnacionais.

Rodrigo Rodrigues-Silveira é professor da área de Ciência Política da USAL e, desde 2015, coordena o CompassLab, um laboratório de análise espacial aplicada às Ciências Sociais. Tem experiência em geografia eleitoral, política subnacional e políticas públicas. É doutor em Estudos Latino-americanos pela USAL.

Emerson Urizzi Cervi é professor do Dpto. de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR, Brasil), professor do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da UFPR. Coordena o grupo de pesquisa “Comunicação Política e Opinião Pública” (CPOP).

Sonia Terron é pesquisadora associada ao núcleo de pesquisa DOXA, do Insitituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP, UERJ, Brasil). É licenciada em Engenharia Cartográfica, mestre em Ciências Geodésicas (UFPR) e doutora em Ciência Política (IUPERJ, atual IESP-UERJ). Foi pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1987 e 2016, na área de Bases Territoriais dos Censos e pesquisas sociodemográficas. Em 2011, fundou o grupo de pesquisa Análise Espacial na América Latina (ESPACIO ALACIP), coordenado junto com Willibald Sonnleitner (El Colégio de México) e vinculado à Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP).

Nas seções “Seção Geral” e “Dossiê” serão especialmente considerados os trabalhos que apresentem resultados de projetos de pesquisa originais. Na seção de “Resenhas” serão admitidos trabalhos sobre aqueles livros publicados até dois anos antes da data de publicação do call for papers.

A REB admite trabalhos em português, espanhol ou inglês.

A confirmação de publicação será enviada progressivamente, em função do calendário de recepção e publicação dos artigos.

Todas as informações detalhadas sobre extensão dos trabalhos e normas de estilo estão disponíveis nas Instruções para autores.

As pessoas interessadas em enviar seus trabalhos podem enviar os textos ao endereço eletrônico da REB (reb@usal.es).

Baixe aqui a informação completa em espanhol e aqui, em português. Consulte aqui as normas de formato e estilo em espanhol e aqui em português.

Escute aqui a entrevista com Rodrigo Rodrigues Silveira no programa Brasil es mucho más que samba sobre as Eleições 2018.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas