Chamada da revista Dadolin: "Timor-Leste em Destaque: Estudos sobre Língua, Cultura e Artes"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Timor
Chamada para submissão de artigos para Dossiê temático
Timor-Leste em Destaque: Estudos sobre Língua, Cultura e Artes
Profa. Dra. Regina Brito (Mackenzie - Brasil)
Prof. Dr. Benjamim Corte-Real (UNTL - Timor-Leste)
Prazo final de submissão: até 31 de dezembro de 2025
Proposta: Os povos de Timor costumam manifestar a essência do seu ser por meio das diversas representações de línguas, canções, danças e artes, sempre de maneira criativa e culturalmente ritualizadas. Os timorenses são, por natureza, sujeitos culturais e artísticos, sendo, por isso, que a sua real-presença em um momento festivo revela uma parte do seu próprio ser, isto é, ser timorense na conscientização da sua própria experiência. Neste contexto, este dossiê espera contribuições alinhadas ao tema “Timor-Leste em destaque: Língua, cultura e artes”. Serão especialmente bem-vindas abordagens que busquem construir uma perspectiva histórica e crítica sobre Timor-Leste, com ênfase nos estudos das línguas, culturas e artes que moldam a identidade timorense, especialmente no âmbito da relação local-global. Além disso, são de interesse estudos que explorem a apropriação do português, juntamente com o tétum, como línguas oficiais, elementos essenciais da identidade nacional e cultural timorense, e também como línguas de instrução. A valorização e preservação das culturas e artes timorenses, por meio de estudos e recolhas realizados tanto por timorenses quanto por especialistas, também são questões centrais. O objetivo é refletir coletivamente sobre como consolidar as riquezas culturais e artísticas de Timor-Leste, considerando o patrimônio compartilhado pelos timorenses, inseridos no espaço lusófono, “onde também se fala o português” (Brito, 2013 e 2018).
Referências
Brito, Regina Pires de (2018). Espaço geopolítico lusófono: vidas em Português. In Comunicação e sociedade, vol. 34, pp.119-131.
Brito, Regina Pires de (2013). Língua e identidade no universo da lusofonia: aspectos de Timor-Leste e Moçambique. São Paulo: Terracosta.
Paulino, Vicente (2019). Representação identitárias em Timor-Leste: Culturas e os media. Porto: Edições Afrontamento.
Paulino, Vicente & Apoema, Keu (orgs) (2016). Tradições orais de Timor-Leste. Belo Horizonte - Brasil, Díli – Timor-Leste: Casa Apoema
Sousa, Lúcio Manuel Gomes (2022). Tapo: an tia partilha ritual, organização social e continuidade da vida. Díli: Centro de Estudos de Cultura e Artes, UNTL.
Dadolin: línguas e literaturas, ISSN 30078261, é uma publicação semestral do Departamento de Ensino de Língua Portuguesa e Departamento de Ensino de Língua Tétum, da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH), da Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (UNTL), Timor -Leste.


