Chamada da Revista Científica da UEM para submissão de artigos sobre COVID-19
Países: Moçambique
Chamada para submissão de artigos científicos sobre COVID-19
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em Janeiro de 2020 emergência de saúde pública internacional a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Em Março deste mesmo ano, a OMS declarava esta mesma doença uma pandemia face aos seus impactos e à disseminação geográfica extraordinariamente rápida, o que constitui preocupação e demanda por uma resposta global.
A COVID-19 tem efeitos sérios na saúde pública e na economia dos países. Com isso, docentes e investigadores, de forma individual ou colectiva a nível mundial e em Moçambique em particular, estão activos em busca de compreender e dar soluções para esta pandemia; estudos estes que necessitam ser documentados e disseminados de forma estruturada.
Nestes termos, a Unidade Editorial da Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) está a preparar uma Edição Especial sobre COVID-19 para divulgar e partilhar resultados de pesquisas e relatos de experiências em diferentes contextos, tais como a vertente clínica, impactos relacionados com a saúde pública, sistemas de ensino, aspectos socioeconómicos, tecnológicos, antropológicos, ambientais, legais, éticos, entre outros, a nível mundial, regional e nacional.
Durante à fase da Pandemia, os artigos serão publicados online, em fluxo contínuo, no site da RC-UEM como Pré-Prints (mínimo de revisão do texto) para que estes estejam rapidamente disponíveis. No entanto, após a Pandemia, os autores poderão enriquecer os seus artigos para que possam ser submetidos a um processo mais estruturado de revisão por pares para a sua publicação definitiva.
As contribuições podem ser de duas formas:
-
Artigos curtos de revisão ou de reflexão: entre 3000 - 6000 palavras, o resumo com o máximo de 250 palavras e com cinco palavras-chave. Os artigos podem ser escritos na Língua Portuguesa ou Inglesa. No entanto, quer estes sejam em qualquer uma destas duas línguas, o título, o resumo e as palavras-chave devem estar nas duas línguas. As citações e lista de referências obedecem as normas da RC-UEM e as poucas notas de rodapé devem ser apresentadas na parte final do artigo depois da lista de referências.
-
Artigos científicos com dados de investigação original: estes devem ser mais estruturados, com apresentação da contextualização, fundamentação teórica, descrição da metodologia, resultados, discussão e conclusões. Igualmente, os artigos podem ser escritos na Língua Portuguesa ou Inglesa, entretanto, com o título, resumo e palavras-chave nas duas línguas. Devem ter um número máximo de 30 páginas e a estrutura, citações e referências obedecem as normas gerais da RC-UEM.
Para a preparação dos manuscritos consulte o texto “Instruções aos Autores” no endereço www.revistacientifica.uem.mz ou entre em contacto com a Editora-Chefe da Revista Científica da UEM através do endereço rc_uem@uem.mz, rc.uem@uem.ac.uem.mz.
Fonte: UEM


