Terça-feira, 09 de Março de 2021
Publicações

Chamada da Revista Cerrados: Literatura e Espiritualidade | novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas, Literatura

A Editoria da Revista Cerrados, do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), abre chamada para artigos do volume 29, número 53 de 2020.

Dossiê: Literatura e Espiritualidade

Organizadores:

  • Profa. Dra. Ana Claudia da Silva (UnB)
  • Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
  • Prof. Dr. Wiliam Alves Biserra (UnB)

Data limite para envio de artigos: 17 de abril de 2020 (prorogado).

Segundo Darcy Ribeiro (1995), o povo brasileiro tem a religiosidade como um elemento fundamental de sua cultura, o qual não apenas desempenhou papel facilitador de seu processo “civilizatório”, mas mobilizou igualmente movimentos de resistência, dos quais Canudos, na Bahia, e Lagolândia, em Goiás, dão testemunho. A religião permaneceu como forte traço identitário em toda a história brasileira e, ainda hoje, é foco de conflitos e revoluções sociais relevantes. Não obstante, há, no campo literário brasileiro, pouco espaço destinado ao estudo da representação de indivíduos e/ou doutrinas religiosas, colaborando assim, a academia, para manter alijadas dos estudos literários obras de cunho religioso, místico, ou que guardam relação com o sagrado em quaisquer de suas formas. Trata-se de uma literatura que tem seu próprio universo de leitores, os quais, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, constituem um corpo de receptores não menos numerosos que fieis, isto é, leitores que leem com regularidade. A eles dedicamos este dossiê, que reúne pesquisas sobre a relação entre Literatura e Espiritualidade de diversa natureza, como, por exemplo, estudos de obras literárias baseadas em doutrinas religiosas, representação e autorrepresentação de pessoas ou grupos religiosos, literatura e educação religiosa, a literatura religiosa no campo literário brasileiro, a religião como fator de resistência cultural, ou, ainda, a presença do sagrado e do místico na literatura.

Ao menos um dos autores da contribuição enviada deverá ter a titulação de doutor.

Em face de migração para a nova plataforma, solicitamos que:

TODAS AS SUBMISSÕES DEVEM SER FEITAS PELA URL http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/cerrados, a maioria dos cadastros foi importada, mas caso não consiga fazer o login, mesmo após a recuperação de senha, será necessário fazer novo cadastro, incluindo a afiliação e o ORCID (https://orcid.org/register).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas