Segunda-feira, 03 de Junho de 2024
Publicações

Chamada da revista Caligrama para número especial dedicado à Professora Maria José de Queiroz

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Românicos, Literatura

Chamada para artigos de número temático da Caligrama: Revista de Estudos Românicos
 
A Caligrama: Revista de Estudos Românicos (Qualis A4) está com chamada aberta para número especial dedicado à Professora Maria José de Queiroz. Trata-se de uma homenagem a uma das escritoras, ensaístas e intelectuais mais importantes da UFMG. Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 29 de maio de 1934, e falecida em 15 de novembro de 2023, em Lagoa Santa, Maria José de Queiroz foi, aos 26 anos, a mais jovem professora catedrática do país, sucedendo o professor Eduardo Frieiro na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde se doutorou em Letras Neolatinas e lecionou Literatura Hispano-Americana. Com longa e importante carreira internacional, foi Visiting Professor em universidades da Europa e dos Estados Unidos como na Sorbonne, em Lille, Bonn, Colônia, Indiana, Harvard e Berkeley. Desde 1953, colaborou em jornais de Minas Gerais e escreveu para periódicos, inclusive o francês Le Monde. Em 1961, publicou o primeiro de seus ensaios sobre literatura, A poesia de Juana de Ibarbourou, fruto de sua tese de Livre Docência. Com o monumental Os males da ausência ou A literatura do exílio, de 1998, ganha o Prêmio Jabuti, e, em 1973, estreia como ficcionista com o livro Como me contaram, fábulas historiais, republicado em segunda edição, seguido do segundo volume, em 2024. Seu romance Joaquina, filha do Tiradentes, encontra-se em sua 5ª. edição, tendo sido adaptado para a minissérie Liberdade, liberdade, em 2016. Em 2019, foi homenageada por seus 50 anos na Academia Mineira de Letras, na Cadeira 40, hoje ocupada por Conceição Evaristo.
 
De estilo único e sofisticado, Maria José de Queiroz é uma das escritoras brasileiras perfiladas pelo rótulo, às vezes pouco lisonjeiro, de erudita. A crítica feita a sua obra ressalta as qualidades do estilo e da prática da língua, como salientou Pedro Nava, definindo-a como artista e artesã da palavra pela sua perícia em “catar, separar, escolher a palavra adequada, o verbete justo, a expressão insubstituível”.
 
Este número da Caligrama receberá trabalhos sobre a obra ensaística, romanesca, poética e contística da escritora. Também estarão no horizonte desta chamada textos sobre temas a ela caros, como a comida e a literatura, a literatura do exílio e do cárcere, bem como, especificamente, as literaturas das Américas.
 
Todas as submissões estão sujeitas à dupla avaliação cega por pares. Serão aceitas contribuições em português, espanhol, francês e italiano.
 
Solicitamos aos autores que preparem seus manuscritos seguindo as diretrizes do periódico, disponíveis em:
 
e que enviem seus artigos até o dia 30 de abril de 2025, por meio do sistema de submissão on-line: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama.
 
Lyslei Nascimento
Editora convidada
 
Datas importantes:
Data limite para submissão do manuscrito: 30/04/2025
Data de publicação do volume especial: 30/08/2025

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas