Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Publicações

Chamada da revista Brésil(s): "O Brasil português no contexto colonial"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Artes visuais, Chamada para artigos, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Estudos Brasileiros

A revista Brésil(s) está com chamada aberta para o dossiê "O Brasil português no contexto colonial: novas abordagens da história imperial lusitana em homenagem a AJR Russell-Wood", a ser publicado em seu nº 20, previsto para novembro de 2021. A data limite para submissão de propostas é 30 de junho de 2020.

Responsáveis:
• Jean Hébrard (EHESS et Johns Hopkins University)
• Erin Rowe (Johns Hopkins University)
• Jean-Frédéric Schaub (EHESS)

A história do Império português e o lugar particularmente importante ocupado desde cedo pelo Brasil foi marcada por um diálogo internacional entre pesquisadores portugueses e brasileiros, de um lado e, de outro, principalmente britânicos. Em Oxford, Boxer e seus alunos, dentre os quais A. J. R. Russell-Wood que em seguida fez toda a sua carreira na Universidade Johns Hopkins, privilegiaram uma abordagem imperial. O presente dossiê pretende fazer um balanço sobre as novas linhas de pesquisa da história colonial que, nessa tradição, não se contenta mais de ser luso-brasileira. Ela olha o Brasil na perspectiva de um projeto cujo horizonte – o Atlântico e o Pacífico – impunha que se inventasse modelos políticos, econômicos e sociais inéditos e duráveis. Um projeto que impunha também que se encontrasse os atores suscetíveis de implantá-lo e de experimentá-lo. Nessa perspectiva, novos estudos deslocaram seu olhar dos fidalgos enviados além-mar pela coroa, para aqueles que já se encontravam nas diversas partes do Império (seja por terem nascido ali, frequentemente em famílias que ignoravam a barreira racial, seja porque viviam ali há muito tempo) e que, localmente, forjaram esses espaços. É a partir desses prismas, cuja dimensão heurística havia sido pressentida por Russell-Wood, que os artigos publicados nesse dossiê abordarão o Brasil e o mundo colonial português.

Contato: bresils-revue@ehess.fr

Mais informações: https://journals.openedition.org/bresils/


Brésil(s) é uma revista francesa e em francês sobre o Brasil. Editada pelo Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain (CRBC-Mondes Américains/EHESS), ela é publlicada pelas Éditions de la Maison des Sciences de l’Homme. Brésil(s) recebe o apoio do Institut des Sciences Humaines et Sociales du CNRS. Esta publicação semestral, aberta a todas as disciplinas, busca trazer conhecimento sobre uma pluralidade de temas e abordagens, em particular sob prismas comparativos. Trata-se de (re)colocar o Brasil, sua história, sua sociedade, seus espaços dentro de perspectivas as mais amplas, provenientes de debates teóricos e de pesquisas empíricas capazes de renovar a análise e a compreensão. Cada número comporta um dossiê temático e um Varia, ambos compostos de artigos inéditos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas