Sábado, 15 de Maio de 2021
Publicações

Chamada da Revista Brasileira de Estudos da Presença: "Dança: História e Historiografia"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Arte, Chamada para artigos, Dança

A Revista Brasileira de Estudos da Presença [Brazilian Journal on Presence Studies], periódico eletrônico de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação, receberá até 30 de abril de 2021 artigos inéditos dentro do escopo do tema Dança: História e Historiografia.

A chamada para o dossiê insere-se no campo da dança, sua história e historiografias – na teia das complexidades dos processos de centralizações e descentralizações, influências e consolidação, circulação, apropriações, migrações e transposições de fontes, usos e saberes. Aborda, também, os desafios da produção da história da e na dança, frente às dinâmicas das tecnologias digitais de produção de imagens e sonoridades, assim como às relações inter e transdisciplinares que podem amparar tais reflexões. Esta chamada convida autoras e autores a contribuir com o envio de artigos inéditos sobre procedimentos e pesquisas em dança, mediante abordagens que, a partir da polissemia da palavra história, se inserem nos eixos da formação, da criação, da produção e da difusão da linguagem da dança.

Como indicação preliminar, estabelecem-se três subcampos para nortear a submissão/seleção de artigos. O primeiro comporta abordagens circunscritas a temas ancorados em uma relação espaço-temporal específica, um recorte realizado a partir de um panorama mais geral, como a formação realizada em instituições de ensino de vários e diferentes formatos, temas ligados a uma topologia geográfica (cidade, estado, país), a um laboratório de criação ou a trajetória de artistas, de coletivos ou de professoras/professores. O segundo abarca temas ligados às narrativas históricas, compartilhadas entre muitos atores do campo, articulando-se criação, formação e memória strictu sensu. Finalmente, o terceiro subcampo refere-se à mediação/interlocução/fronteirização da historiografia e da história da dança a partir de arquivos/acervos/coleções, da crítica, da recepção e de novas formas de ação de um presente que se projeta para o futuro.

Eixos temáticos

Para fomentar a problematização e o debate de temas que compõem o campo para o qual aponta o título desta chamada -  "Dança: História e Historiografia" -, a Revista Brasileira de Estudos da Presença abre espaço para abordagens temáticas que explorem esse escopo em diferentes perspectivas. Nesse sentido, autores e autoras poderão apresentar ensaios teóricos ou artigos provenientes de pesquisas históricas, tendo por base um ou mais de um dos tópicos que se seguem, entre outros afins:

  • História e historiografias

  • Historicidades do corpo e do movimento em suas múltiplas dimensões

  • Historiografias do centro, historiografias das margens, novos modelos e abordagens

  • Novos modelos decoloniais para abordagens historiográficas

  • História da dança na formação do/da artista

  • Pesquisa de história pessoal em dança

  • História oral da dança

  • História e recepção de obras coreográficas

  • Pedagogia e ensino de história da dança

  • Pesquisa histórica de coleções, acervos, arquivos e museus

  • História e economia da dança

  • História e relações entre dança, gênero e sexualidade

  • História da dança, performatividade e presença

  • Relações étnico-raciais na história e na historiografia da dança

  • História e registros dos processos de criação em dança

Assim, a Revista Brasileira de Estudos da Presença espera receber trabalhos resultantes de pesquisas vinculadas conceitualmente ao campo da dança, da história e da história da dança, a partir de sua especificidade ou dessa em relação a outras disciplinas, estabelecendo-se diálogos entre e com os pontos indicados como ponto de partida para as discussões. 

Modalidades de submissão de propostas

A Revista Brasileira de Estudos da Presença [Brazilian Journal on Presence Studies], periódico eletrônico de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação receberá, até 30 de abril de 2021, artigos inéditos dentro do escopo do tema  "Dança: História e Historiografia".

As submissões devem estar de acordo com os padrões do periódico e devem ser postadas diretamente no sistema de submissão para seguir seu processo geral de avaliação.

Para submeter um artigo a esta chamada, é fundamental selecionar a seção correspondente (Dança: História e Historiografia). Lembramos que o periódico não cobra taxas de submissão, nem de publicação e utiliza o sistema duplo-cego de revisão por pares. O texto pode ser enviado em português, espanhol, inglês ou francês e será publicado em duas línguas. Será solicitado aos autores e autoras que enviarem textos em português ou espanhol (e àqueles[as] lusófonos) que enviem uma tradução em inglês como condição para a publicação dos artigos, uma vez aprovados. A tradução deverá ser realizada por tradutor indicado pela revista e às custas do (a) autor (a). A revista providencia tradução para o português de artigos enviados em inglês ou francês, desde que os autores sejam nativos desses idiomas e caso haja recursos financeiros disponíveis no período da edição. Maiores informações podem ser encontradas em nosso website, www.seer.ufrgs.br/presenca; nossas diretrizes podem ser visualizadas em “Diretrizes para Autores”.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas