Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Publicações

Chamada da revista Antares: Feminismos e sexualidades na contemporaneidade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Linguística

A revista Antares: Letras e Humanidades (ISSN: 1984-4921, Qualis B1) seleciona artigos para o v. 13, n. 30, mai./ago. 2021, com o tema: Feminismos e sexualidades na contemporaneidade. O prazo de submissão vai até 31 de março de 2021.

Esta chamada tem por objetivo acolher artigos, na área de Estudos Linguísticos, de pesquisadores(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as) que problematizem e discutam questões relacionadas a: 1) condição da mulher na sociedade contemporânea, em conexão com suas interseccionalidades de raça, classe e nacionalidade; 2) questões relacionadas à violência de gênero contra mulheres, mulheres trans, mulheres indígenas, mulheres quilombolas e comunidade LGBTQ+; 3) questões ligadas à masculinidade tóxica e suas manifestações na sociedade; 4) questões ligadas ao corpo e à sexualidade.

Buscamos reunir trabalhos que analisem e questionem o discurso sexista e patriarcal, seja no texto escrito (jornais, blogs, redes sociais, diários, etc), imagético (capas de revista, outdoors, anúncios publicitários, etc.), ou, ainda, em narrativas orais. O diálogo entre os diversos feminismos é bem-vindo (feminismo negro, ecofeminismo, feminismo decolonial, feminismo imigrante, etc), como também formas que entrelacem e produzam conhecimento em campos interdisciplinares de conhecimento, tais como as ciências políticas, a antropologia, a história, entre outros.

Organizadoras:

  • Profa. Dra. Martha Julia Martins de Souza (Universidade Federal de Roraima - UFRR)
  • Profa. Dra. Caroline Chioquetta Lorenset (Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC)
  • Profa. Dra. Giana Targanski Steffan (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB)

Mais informações na página da revista Antares: Letras e Humanidades.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas