Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
Publicações

Chamada da revista Aniki: Festivais de cinema e os seus contextos socioculturais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Polónia

Artes visuais, Chamada para artigos, Cinema

A Revista Aniki (ISSN 2183-1750), publicada pela AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, está com chamada aberta para o dossiê "Festivais de cinema e os seus contextos socioculturais". O prazo para submissão de propostas encontra-se aberto até 15 de julho de 2020.

Este Dossiê Temático é coordenado por Aida Vallejo (Universidade do País Basco) e Tânia Leão (Universidade do Porto - Instituto de Sociologia).

Entre o final dos anos 1990 e ao longo dos anos 2000, os festivais de cinema proliferaram globalmente, ajustando-se às novas tendências de exibição de filmes num contexto de crescente especialização das indústrias dos media e de desenvolvimento urbano. Para melhor compreender tais fenómenos culturais, o campo emergente dos estudos de festivais de cinema progrediu rapidamente (De Valck 2007, Iordanova 2009-2014, Wong 2011, De Valck, Kredell e Loist 2016; De Valck e Falicov 2015), expandindo o seu leque para novas abordagens metodológicas e disciplinares – como os estudos urbanos, a sociologia ou a antropologia –, para citar apenas alguns. Este dossiê temático propõe-se privilegiar as pesquisas focadas nos contextos socioculturais dos festivais de cinema, na linha de alguns trabalhos pioneiros – centrados nos públicos de festivais (Ethis 2001), no envolvimento dos participantes com o festival e respetivos discursos (Bazin 1955, Dayan 2000, Leão, 2007, 2007/2008), nas condições de trabalho (Loist 2011) ou nas políticas/práticas ativistas (Tascón 2017).

À medida que o campo dos estudos sobre festivais de cinema evoluiu, emergiram novas regiões e tradições de pesquisa, o que dilatou o alcance geográfico e as abordagens linguísticas da pesquisa em festivais de cinema. Esses novos olhares contemplam, por exemplo, números temáticos em publicações na República Checa (Iluminace, Bláhová 2014) ou em Espanha (Secuencias, Vallejo 2014). O presente dossiê temático da Aniki. Revista Portuguesa da Imagem em Movimento visa contribuir, justamente, para a descentralização dos estudos dos festivais de cinema. Propomos realçar a importância dos contextos socioculturais criados em torno dos festivais de cinema sob dois ângulos: o primeiro refere-se às conjunturas que promoveram a criação de festivais de cinema numa era de crescente especialização (redes profissionais, contextos históricos, desenvolvimento urbano); o segundo aborda o festival como um agente ativo que gera novos contextos socioculturais, reforçando diferentes tipos de envolvimento dos públicos (ativismo político, novas ´cinefilias´, movimentos estéticos, entre outros aspetos). Qual é o lugar e a contribuição dos festivais para um domínio cultural específico? Que tipo de experiência de públicos têm vindo a construir  e como? Qual é a contribuição dos festivais para a indústria cinematográfica local? E para o desenvolvimento urbano? Quais são as suas implicações políticas e o relacionamento com as instituições governamentais?

Estamos especialmente interessadas ​​em trabalhos que abordem áreas pouco exploradas dos estudos de festivais de cinema, incluindo, entre outros, pesquisa de públicos, história do cinema e práticas de programação; bem como festivais ​​e espaços geoculturais sub-representados. 

Eixos temáticos:

Os ensaios submetidos podem incluir, embora não exclusivamente, os seguintes tópicos:

  • História do cinema e festivais de cinema
  • Estudos de públicos
  • Características e dinâmica do trabalho cultural em festivais de cinema
  • Festivais de cinema como espaços de trabalho em rede
  • Impacto social de festivais de cinema, construção de comunidades e ativismo
  • Festivais de cinema e política
  • Estudos urbanos e festivais de cinema
  • Políticas de programação e práticas de curadoria
  • Festivais de cinema e cinemas nacionais ou movimentos de filmes
  • Línguas e culturas não hegemónicas e festivais de cinema

O prazo para submeter os artigos termina a 15 de julho de 2020.

Todos os artigos recebidos serão sujeitos a um processo de seleção e revisão cega por pares.

Antes de submeter o seu artigo completo, consulte aqui as Políticas de Secção, as Instruções para Autores e a Política de Revisão por Pares.

Para submeter uma proposta, por favor clique aqui.

Mais informações no site da revista Aniki.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas