Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Publicações

Chamada da Revista Amerika n.º 25: O mundo do esporte nas Américas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Artes visuais, Chamada para trabalhos, Estudos Latino-Americanos, História do Desporto

Chamada para publicação | Revista Amerika n°25

Cordenador: David Giménez – Comitê de Redação da Amerika

Data limite de envio dos resumos: 1° de setembro de 2022
Data limite de envio dos artigos: 20 de novembro de 2022
Publicação: fim de dezembro de 2022

A revista Amerika, uma publicação semestral do Laboratoire Interdisciplinaire de Recherche Sur Les Amériques (LIRA), membro do ERIMIT (Équipe de Recherches Interlangues : Mémoires, Identités, Territoires, EA 4327), está com chamada aberta para seu número 25, subordinado ao tema:

«O mundo do esporte nas Américas e suas representações políticas, culturais e sociais»

Os eventos esportivos marcam o centro de interesse na vida social de muitos países do mundo, mas se focarmos nas Américas, essa importância fica ainda mais evidente. O esporte se converte em motivo de encontro, de comunidade e de conexão. Isso consegue trazer à tona e reforçar identidades locais, regionais ou nacionais para além do interesse que o próprio jogo como tal possa despertar. Poucas pessoas escapam da paixão que envolve um país pelo sucesso nas competições mundiais. Esse fenômeno, baseado no orgulho coletivo, vai além, incluindo até mesmo os espectadores mais críticos. Podemos considerar esta contradição como uma das chaves do sucesso?

Considerando que na engrenagem destes espetáculos os espectadores são tão importantes como os atletas, pretendemos refletir sobre o mundo em que vivemos para tirar novas conclusões. Qual é o primeiro centro de interesse em cada país? Que questão interessará mais à massa social capaz de decidir democraticamente o futuro político de uma nação? Podemos pensar que o poder está interessado no esporte como elemento de controle? Portanto, estaremos interessados ​​nos políticos que chegam ao poder depois de se tornarem conhecidos no mundo do esporte.

Ao mesmo tempo, em certos ambientes culturais - especialmente aqueles ligados aos altos setores sociais -, a paixão pelos eventos esportivos tem sido associada à ignorância e nos propomos a refletir sobre essa ideia. Podemos estabelecer uma relação entre o interesse por este tipo de espetáculo em função do nível cultural? Quais são os elementos do esporte que as pessoas vão se interessar com base em seu nível sociocultural? Os aspectos antropológicos terão um papel determinante? Haverá uma diferença de percepção entre uma pessoa que está interessada em diferentes formas de arte ou conhecimentos científicos e uma pessoa que não está? A euforia nos fenômenos de massa é desencadeada independentemente do nível sociocultural? Os diferentes perfis de grupos populacionais raciocinam da mesma forma diante dessa paixão?

A criação de ídolos é um fenômeno que contribui para retroalimentar a atração por este mundo dentro da história que se escreve a cada dia. Que ligações podemos encontrar entre figuras históricas e o esporte? A sociedade valoriza a ética das pessoas de forma diferente com base em suas conquistas esportivas? Que diferenças podemos observar na forma de idolatrar figuras do esporte?

São vários os eixos de reflexão que propomos em torno deste tema: Até onde iremos? Estamos indo em uma direção ainda maior de controle da vida política e social pelo mundo do esporte? Por isso, nos interessa refletir sobre cada campo (cultura, política, sociedade) a partir dessa perspectiva para ter um maior ângulo de visão de como serão nossas sociedades futuras.

Em um mundo globalizado, onde podem ser observadas tendências de outros países ou continentes, a análise comparativa da evolução pode ser igualmente interessante para avaliar as possíveis mudanças em um contexto europeu, em que existem inúmeros ídolos esportivos oriundos das Américas.

As propostas de artigos devem conter no máximo 1000 caracteres. Eles podem ser escritos em espanhol, francês, inglês, português. As normas para a apresentação de artigos podem ser encontradas em nossa revista Amerika, seção “Instruções para autores”.

Também aceitamos contribuições para as seções Mesclas, Opinião/ Várias, Entrevistas e Relatórios.

David Giménez (Université Rennes 2) & Comitê de Redação de revista Amerika.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas