Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Publicações

Chamada da Revista Acervo: História indígena, agência e diálogos interdisciplinares

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arquivologia, Arquivos, Chamada para artigos

A revista Acervo, publicação quadrimestral do Arquivo Nacional, torna pública a chamada para o dossiê “História indígena, agência e diálogos interdisciplinares”, que tem como editoras convidadas as professoras Juciene Ricarte Apolinário, doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Regina Celestino de Almeida, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

A partir dos anos 1980, a história indígena vem se consolidando, sendo escolhida como tema de monografias, dissertações e teses dos programas de pós-graduação Brasil afora, tendência que também se verifica na América latina a partir, especialmente, das reivindicações dos movimentos indígenas para que suas histórias e memórias fossem revisitadas. Uma das preocupações recentes sobre história indígena é não construir mais uma imagem do índio genérico e vítima dos primeiros contatos com os não indígenas na América portuguesa, mostrando-os “dizimados” e “assimilados”, ou seja, como se estivessem em contínuo  processo de desaparecimento.  A partir dos variados acervos documentais guardados em arquivos no Brasil e no exterior, é possível perceber o protagonismo dos povos indígenas, cada grupo com um caráter étnico distinto e posicionamentos diferentes frente aos não indígenas, ao longo de temporalidades e historicidades. Os grupos indígenas continuam existindo e estão cada vez mais organizados politicamente, reafirmando suas demandas e posicionamentos diante das legislações indigenistas ao longo da história.

Esse dossiê pretende agregar artigos no campo da história indígena que revelem originalidade nos temas, problemas e fontes documentais, destacando as agências indígenas entre os séculos XVI e XXI.

As submissões devem ser encaminhadas até o dia 31 de agosto de 2020, pelo site da revista Acervo, para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres e Resenha. O dossiê será publicado em maio de 2021. São aceitos textos que tenham pelo menos um dos autores com título de doutorado e requisito mínimo de mestrado em andamento para coautoria. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.

Acesse: http://revistaacervo.an.gov.br/index.php/revistaacervo/announcement/view/43.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas