Sábado, 24 de Agosto de 2019
Publicações

Chamada da revista Abriu para Monográfico: "Expressões da diversidade na literatura brasileira contemporânea"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para artigos, Estudos Brasileiros, Literatura

A Revista ABRIU, da Universidade de Barcelona, convida pesquisadores e pesquisadoras para envio de artigos, até 14 de setembro de 2019, para o seu número 9 (2020) - Monográfico: "Expressões da diversidade na literatura brasileira contemporânea"

Proposta:

O conceito de diversidade, em sentido amplo, permite valorizar as diferenças, enfatizar a coexistência das alteridades e positivar as percepções várias a respeito da realidade, da ficção e da frágil fronteira entre elas, distanciando-se de quaisquer ideias totalizadoras. A interface diversidade/produção literária brasileira contemporânea permite a valorização tanto de objetos literários não-convencionais quanto de formulações críticas inovadoras. Possibilita, ainda, pensar a literatura de tal forma a relacioná-la às “representações culturais, com modos de subjetivação e com a construção de identidades”, como discorre Rita Terezinha Schmidt em “Centro e margens: notas sobre a historiografia literária” (2008). Tal relação viabiliza, ainda, segundo a autora, a análise dos modos de produção bem como dos mecanismos de construção das tradições literárias. Nesse sentido, o que é considerado diverso em relação à tradição literária permite olhar, também, o que continua a ser silenciado e desconsiderado na literatura brasileira contemporânea. Ainda recordando Schmidt (2008), o “respeito incondicional à alteridade” é não só fundamental na revisão historiográfica mas também na construção de um futuro possível e sustentável. As próprias definições e limites do “literário”, cuja ampliação e questionamento fazem parte de sua própria capacidade de sobrevivência no presente, constituem desafio nesse contexto.

Com o intuito de contribuir para o estudo das ideias referidas acima, o monográfico do número 9 da revista Abriu acolhe artigos centrados no conceito amplo de diversidade no campo da produção, crítica e recepção de obras literárias brasileiras contemporâneas, em especial àquelas relacionadas às identidades consideradas minoritárias, “subgêneros” literários, inserções alternativas no campo literário, novos conceitos de crítica e hibridações textuais. 

Estas são algumas das propostas com que convidamos a participar neste monográfico da Abriu. Os artigos escritos em catalão, castelhano, galego, português ou inglês deverão ajustar-se às normas da revista e ser entregues até  14 de setembro de 2019.

Encarrega-se da coordenação deste dossiê a professora Virgínia Maria Vasconcelos Leal, professora da Universidade de Brasília, pesquisadora do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC), especialista em teoria da literatura, literatura brasileira contemporânea, autoria feminina, estudos de gênero e da diversidade sexual. Entre seus artigos destacam-se: “Ser una escritora brasileña contemporânea” (2013), “Academia, criação literária e temática lésbica: a produção de Lúcia Facco” (2016) ou “Apesar dos pesares: mães em luto em narrativas contemporânea” (2017). Organizou os livros, ambos com Regina Dalcastagnè, Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea (2015) e Deslocamentos de gênero na literatura brasileira contemporânea (2010), além de participar de várias obras coletivas. 

Maiores informações no site: http://revistes.ub.edu/index.php/Abriu/announcement/view/393

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas