Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026
Publicações

Chamada da revista Abriu, 10 (2021): "Para além da nação: outras ‘declinações’ nas literaturas africanas"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para artigos, Estudos Africanos, Literatura

CFP: ABRIU 10 (2021) Monográfico "Para além da nação: outras ‘declinações’ nas literaturas africanas"

Desde o seu surgimento, as literaturas africanas ficaram associadas a projetos políticos e a discursos ideológicos de alcance emancipatório para os territórios sob dominação colonial. Debates em torno da língua, da relação entre opções estéticas e posicionamentos ideológicos e, mais em geral, da função da arte nas sociedades africanas marcaram a formação dos cânones literários pós-coloniais, dominados muitas vezes por entendimentos strictu senso do conceito de compromisso. 

Novas leituras e perspetivas têm procurado estilhaçar as narrativas monolíticas da construção da nação associadas às produções literárias africanas, iluminando questões relacionadas com a memória, a geografia, o ambiente, a diáspora, as representações de género, étnicas, etc. 

Tratar-se-á de outras declinações e entendimentos do compromisso, que permanece como traço distintivo das literaturas africanas? No caso daquelas escritas em português, de que modo tais declinações iluminam uma pluralidade de projetos autoriais éticos que visam a representação das alteridades internas às nações e de outros imaginários culturais?

Convidamos à submissão de artigos que explorem estas questões a partir de perspetivas téoricas e críticas diversas (teorias da literatura mundial; estudos transoceânicos e da diáspora; ecocrítica; estudos de género; estudos da memória, entre outros).

O prazo de submissão dos artigos é 1 de setembro de 2020. Os artigos poderão ser escritos em Português, Galego, Castelhano, Catalão ou Inglês. Terão de obedecer às normas da revista ABRIU e serão submetidos a um processo de revisão cega (double-blind peer review).

A editora do número monográfico é Jessica Falconi, doutora em Estudos Ibéricos pela Università degli Studi di Napoli “L’Orientale” e investigadora auxiliar do CEsA-Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do ISEG, Universidade de Lisboa. É autora de diversos artigos e capítulos de livros sobre literaturas africanas e co-editora de Nação e Narrativa Pós-colonial IV. Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Entrevistas (2018, com AM.Leite, C. Secco; S.Khan e K. Krakowska); Representação e autorepresentação no espaço africano lusófono (2016, com L. Apa); Nação e Narrativa Pós-colonial II. Angola e Moçambique. Entrevistas(2013, com AM.Leite, S. Khan e K. Krakowska).

 

Mais informação no site da Abriu http://revistes.ub.edu/index.php/Abriu/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas