Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024
Publicações

Chamada da Revista 2i: "Mulheres e(m) revolução: autorretratos de escritoras e artistas ibéricas no pós-ditaduras"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Ciências da Comunicação, Intermedialidade

Revista 2i | Estudos de Identidade e Intermedialidade

Chamada de artigos — nº 10 (2024):
Mulheres e(m) revolução: autorretratos de escritoras e artistas ibéricas no pós-ditaduras

Website: https://revistas.uminho.pt/index.php/2i/index

Data limite para submissão de colaborações: 15 junho 2024
 

Editores: Eunice Ribeiro e Bruno Marques

No ano em que se comemora o cinquentenário da Revolução dos Cravos em Portugal, o presente número temático da Revista 2i propõe-se refletir sobre modalidades heterodoxas de autorretrato produzidas nos períodos das pós-ditaduras portuguesa e espanhola por escritoras e mulheres artistas ibéricas que a história da literatura e da arte frequentemente negligenciaram. Para além de acolher com regularidade tópicos da alteridade e da diferença, as mais recentes autorrepresentações de mulheres-autoras convocam com significativa frequência questões relacionadas com a assunção política do género sexual. A estreita ligação da autorrepresentação ao narcisismo e ao confessionalismo faz, por isso, do autorretrato uma via privilegiada para se aferirem mudanças mais ou menos profundas e decisivas ao nível dos costumes e mentalidades, com repercussões diretas no questionamento dos chamados gender roles vigentes num dado contexto sociocultural.

Eis, pois, a principal questão que este número da Revista 2i pretende debater: após os períodos coloniais e ditatoriais, de que modo o dispositivo do autorretrato foi renovado pela literatura e pela arte contemporânea ibérica produzida por mulheres, contribuindo para a emancipação das “subjetividades femininas” anteriormente subalternizadas, segregadas, discriminadas e estigmatizadas?

Aceitam-se contribuições que investiguem a produção autorretratística de escritoras e mulheres artistas ibéricas no pós-ditaduras, a partir dos possíveis tópicos de reflexão que a seguir se indicam.

Possíveis tópicos de reflexão:

  • Escrita e autoria;
  • Diário e narrativas do eu;
  • Corpo, sexualidade e amor;
  • Espelho e máscaras, encenação e travestimentos;
  • Estereótipos e convenções;
  • Liberdade e censura;
  • Memória e trauma;
  • Poder e política;
  • Voz e subjetividade.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas