Sábado, 24 de Agosto de 2019
Publicações

Chamada da REB: “A hispanidade e as presenças andalusíes e orientais na obra de Gilberto Freyre”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Espanha

Chamada para artigos, Ciência Política, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Brasileiros

Revista de Estudos Brasileiros é uma publicação semestral e de formato eletrônico, resultado da colaboração acadêmica entre a Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de São Paulo (USP).

O objeto da revista é a publicação de estudos originais sobre todos os diversos aspectos que configuram a identidade do Brasil, com conteúdos nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas.

Até 31 de outubro de 2019 está aberto o prazo para envio de artigos para a  “Seção Geral”, “Dossiê”, “Entrevistas” e “Resenhas” para o número 14 da REB, com data de publicação prevista para janeiro de 2020. Na “Seção Geral” serão admitidos  trabalhos cujas temáticas se relacionem com alguma das três principais áreas de conhecimento da revista (Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas).

No próximo número, o  “Dossiê”, que será coordenado pelos professores Dr. Ángel Espina Barrio (USAL), Dr. Mario Helio Gomes de Lima (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e Mtr. Pablo González Velasco (USAL), terá como título “A hispanidade e as presenças andalusíes (mourisco na terminologia de Freyre) e orientais na obra de Gilberto Freyre”. Para o “Dossiê” a chamada contempla trabalhos nas seguintes linhas temáticas:

- A presença andalusí (mourisco na terminologia de Freyre), sefardi e “Orientes” diversos na obra de Freyre. Leituras de Insurgências e Ressurgências Atuais, China tropical, Sobrados e Mucambos e Casa-Grande & Senzala;

- Hispanotropicologia, misticismo e franciscanismo. Leituras de A propósito de Frades;

- Patriarcalismo, hipersexualização da morenidade (lenda da moura-encantada) e outras causas da mestiçagem. Leituras de Casa-Grande & Senzala;

- Vinculação cultural entre o Brasil e a Espanha. “Brasil duplamente hispânico”. Leituras de O Brasileiro entre os outros hispanos e Brasil, nação hispânica;

- A bicontinentalidade da Península Ibérica em Casa-Grande & Senzala e em Idearium Español de Ángel Ganivet;

- Iberismos na obra de Gilberto Freyre. A sua relação com a Espanha e autores espanhóis (Ortega y Gasset, Unamuno, Ganivet, Julián Marías, Francisco Ayala, etc.);

- Estudos comparados de colonialismos e seus etnocentrismos, incluindo o caso renascentista luso-brasileiro descrito em Casa-Grande & Senzala;

- O papel geopolítico do Brasil e a federação da cultura hispanotropical (panibérica) na obra de Freyre.

Tanto na “Seção geral” como no “Dossier” serão especialmente considerados aqueles trabalhos que apresentem resultados de projetos de pesquisa originais. Na seção de “Resenhas” serão admitidos textos sobre aqueles livros publicados até dois anos antes da data de publicação deste call for papers.

Os textos podem ser escritos em espanhol, português ou inglês. Consulte aqui a informação completa sobre as normas de formato e estilo de artigos para a revista em espanhol e em português.

A confirmação da publicação será enviada progressivamente, em função do calendário de recepção e publicação dos artigos. A informação completa sobre extensão dos trabalhos e normas de estilo também estão disponíveis em “Diretrizes para autores”. As pessoas interessadas podem enviar seus trabalhos ao e-mail de contado da REB (reb@usal.es).

Coordenadores do Dossiê:

Ángel Espina Barrio é professor titular do Dpto. de Psicologia e Antropologia da USAL e Diretor do Máster Universitário em Antropologia de Ibero-América.

Mario Helio Gomes de Lima é doutor em Antropologia pela USAL e diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco/Ministério de Educação (Recife, Brasil).

Pablo González Velasco é doutorando em Antropologia ibero-americana pela USAL e Máster em Jornalismo Econômico e Comunicação pela Universidade Rei Juan Carlos (Madri, Espanha).

Fonte: CEBUSAL

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas