Terça-feira, 16 de Julho de 2019
Publicações

Chamada da Convergência Lusíada Nº 42: "Escritoras portuguesas e o Brasil"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Luso-Brasileiros, Literatura

Chamada Convergência Lusíada n. 42

Organização: Eduardo da Cruz (UERJ) e Isabel Lousada (Universidade Nova de Lisboa)

Escritoras portuguesas e o Brasil

Os estudos sobre as relações literárias e culturais luso-brasileiras costumam focar no papel desempenhado por homens ao longo da História. No entanto, várias autoras e feministas de Portugal procuraram, ao longo do tempo, estabelecer seus próprios vínculos. Este número da Convergência Lusíadaé, então, dedicado a artigos enfocando as relações entre escritoras portuguesas e o Brasil. A vinda de algumas dessas intelectuais à ex-colônia para morar, trabalhar ou proferir conferências aumentou o intercâmbio entre elas e o sistema literário brasileiro, que já publicava obras de portuguesas ao longo do oitocentos. 

Essas relações intensificaram-se durante o século XX e ocorrem até hoje. São, portanto, bem-vindos, artigos que tratem de redes de sociabilidade articuladas por escritoras de Portugal, sobre sua presença no meio cultural brasileiro, ou que analisem obras portuguesas de autoria feminina.

Período para envio de artigos: 30 de julho de 2019

A revista Convergência Lusíada, Qualis B2, na área de Linguística e Literatura (2013-2016), tem como objetivo a divulgação nacional e internacional de artigos, entrevistas e resenhas inéditas, sobre literatura e cultura luso-brasileiras, com possível perspectiva interdisciplinar ou comparativa, que representem contribuições relevantes para as referidas áreas.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas