Chamada da Cahiers des Amériques latines: Corpo-território em resistência: lutas das mulheres e alternativas ao extrativismo na América Latina e Caraíbas
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: França
Ciências Humanas, Ciências Sociais, Estudos Latino-Americanos, Mulheres
A Cahiers des Amériques latines, revista do Institut des Hautes Études sur l’Amérique latine da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, (ISSN eletrónico 2268-4247) seleciona artigos para o dossiê que terá como tema as lutas das mulheres e alternativas ao extrativismo na América Latina e Caraíbas. O prazo final para o envio de resumos é o 20 de maio de 2026. Os trabalhos podem ser escritos em Francês, Português, Espanhol ou Inglês.
O dossiê “Corps-territoire en résistance : luttes des femmes et alternatives à l’extractivisme en Amérique latine et dans les Caraïbes” é dedicado a investigar as lutas políticas protagonizadas por mulheres a partir de uma leitura interseccional das relações de sexo, classe e raça. A coordenação do número está a cargo de Mélanie Antin (Universidade Paris Cité), Sofia Cevallos Vivar (Universidade Paris 8 / FLACSO-Brasil) e Renata Freitas-Machado (UMR 208 – PALOC).
O dossier pretende reunir reflexões sobre a noção de corpo-território, conceito emergente na América Latina que tem suscitado grande interesse científico e militante. A chamada convida à apresentação de trabalhos que analisem as lutas das mulheres contra dinâmicas extrativistas, bem como alternativas defendidas e construídas por comunidades, sobretudo em contextos onde as relações com o território são marcadas por desigualdades estruturais e conflitos socioambientais.
Os artigos devem ser submetidos através da plataforma editorial da revista, no endereço:
https://ojs.openedition.org/index.php/cal
Data limite para submissão: 20 de maio de 2026
Mais informações: https://journals.openedition.org/cal/20477


